UBERABA: Guarda Civil Municipal terá novo comando, a partir de janeiro

Para as áreas administrativas e operacionais,
a corporação atualmente conta com 125 integrantes
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), anunciou nesta quinta-feira (23), durante reunião com os guardas civis municipais, a troca do comando da corporação. A gestão da tropa passa a ser conduzida pelo GCM Danilson de Freitas Souza, a partir do dia 2 de janeiro de 2026.
O GCM Marcelo Santos deixa o cargo que ocupa desde 2023. Entre as ações que marcaram sua gestão, destaque para a revisão do plano de cargos e salários; o envio de equipes para missão humanitária no Rio Grande do Sul, assolado pelas enchentes em 2024; criação da Patrulha Maria da Penha, com veículo personalizado exclusivo, e o Projeto do Regimento Interno em fase final de formatação.
“Foi uma honra conduzir a tropa da Guarda Civil Municipal nestes três anos e poder contribuir com avanços significativos para a corporação. Agradeço a cada um pelo comprometimento, dedicação e profissionalismo demonstrados ao longo dessa jornada. Expresso, também, minha gratidão à prefeita Elisa Araújo pela confiança depositada em nosso trabalho. Deixo o comando com a certeza de que entrego uma instituição ainda mais preparada, fortalecida e comprometida com a segurança e o bem-estar da nossa comunidade”, salientou Marcelo Santos.
O subcomando, atualmente ocupado pela GCM Bianca Michelle Oliveira, também ganha uma nova gestão. O sucessor ainda será escolhido e seu nome será divulgado em breve.
Ao assumir, Freitas passa a liderar e coordenar as atividades administrativas e operacionais da corporação, que atualmente conta com 125 integrantes.
“Assumir o comando da Guarda Civil Municipal é, antes de tudo, uma grande responsabilidade e uma honra. Tenho profundo respeito pela trajetória da corporação e pelo trabalho de cada guarda que atua diariamente para proteger nossa cidade. Meu compromisso é seguir fortalecendo a GCM, com foco na valorização dos nossos profissionais, na disciplina e na aproximação com a comunidade”, reforçou Freitas.
Danilson de Freitas Souza é natural de Sobradinho, cidade-satélite de Brasília. Mudou-se para Uberaba em 2019 para assumir o cargo no concurso público de Guarda Civil Municipal (GCM). Ingressou na corporação em 2020, destacando-se desde o início por sua disciplina exemplar, profissionalismo e assiduidade. Atualmente, cursa o 6º período do curso de Direito na Fundação Presidente Antônio Carlos (Fupac) Uberaba. Ao longo de sua trajetória, desempenhou funções que contribuíram significativamente para a segurança pública e a eficiência da corporação. Entre elas está o policiamento sentinela do acervo de armas da corporação, situada na Área Integrada de Segurança Pública (Aisp - Olinda); participação ativa e fundamental na fiscalização dos decretos voltados ao combate à Covid-19; exercício da função de segurança no Gabinete do Poder Executivo. Além disso, possui o registro de notas meritórias - reconhecimento de serviços prestados -, evidenciando a dedicação e excelência no cumprimento das responsabilidades na corporação. Antes de atuar na GCM, Freitas era supervisor de segurança em uma empresa privada, em Brasília.
Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/Foto: Lilian Veronezi/PMU













