UBERABA: Elisa reúne secretariado para balanço da gestão e planejamento

Encontro serviu para avaliar o primeiro ano do segundo mandato
e apresentar as ações estratégicas para 2026
A prefeita Elisa Araújo reuniu o secretariado no último sábado (6) para balanço de 2025 e alinhamento das prioridades da gestão para o próximo ano. Cerca de 50 integrantes da administração direta e indireta, entre secretários, adjuntos e presidentes, participaram do encontro, além do vice-prefeito Mauricinho de Sá.
Segundo Elisa, a reunião teve como foco avaliar o primeiro ano do segundo mandato e apresentar as ações estratégicas para 2026. “Começar a obra de captação do Rio Grande no ano que vem é nossa principal missão para enfrentar os períodos críticos de seca, cada vez mais intensos, e assegurar condições para ampliar os investimentos em Uberaba", afirmou.
Em relação às obras do viaduto do Cascata e do entroncamento das BRs 050 e 262, Elisa destacou que as intervenções, de responsabilidade da Ecovias, também iniciarão no próximo ano, e atribuiu à equipe a missão de acompanhar de forma rigorosa o cumprimento dos prazos estabelecidos.
Entre os avanços de 2025, a prefeita destacou o programa Saúde SIM, que já atendeu mais de 11 mil pacientes em dois meses, por meio de unidades móveis de atendimento. Ela citou a revitalização e ampliação de quatro unidades de saúde (Beija-Flor, Valim de Melo, Santa Rosa e Serrinha), a reforma de três Centros de Referência de Assistência Social (Elza Amui, Morumbi e Residencial 2000) e a inauguração de sete novas praças.
Elisa também mencionou o projeto de lei que reduz tributos para incentivar a ocupação habitacional e a geração de empregos na região central, já protocolado na Câmara Municipal. “Essa é uma resposta concreta ao esvaziamento do Centro. Esperamos que a proposta seja aprovada ainda este mês, para começar a valer em 2026”, afirmou. A prefeita acrescentou que o novo Plano Diretor de Uberaba também será encaminhado ao Legislativo este ano.
Na área da empregabilidade, a chefe do Executivo destacou a atração do maior investimento privado da história do município. Durante missão oficial na Holanda, foi assinado contrato para instalação de planta de hidrogênio e amônia verdes em Uberaba. Com investimento de R$ 7,8 bilhões, o projeto liderado pela H2Brazil deverá gerar cerca de 1.000 empregos diretos.
Ao encerrar o encontro, Elisa reiterou as diretrizes de inovação da gestão e disse que uma das próximas novidades é a implantação do aplicativo "A Fila Anda" para agilizar a fila eletrônica, e a plataforma integrada "GeoURA", que visa ampliar a transparência das informações e o controle dos instrumentos da política urbana.
A prefeita também reforçou novidades para o início do próximo ano, como voo direto de Uberaba para São Paulo operado pela Latam, a partir de janeiro, e a participação de Uberaba no Carnaval paulista de 2026. Sem uso de recursos públicos, a cidade será tema de enredo da Escola de Samba Tom Maior no Sambódromo do Anhembi.
Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMU







