UBERABA: Prefeitura e instituições do agro lançam o Programa Mais Genética

Pequenos e médios produtores já podem procurar a
Secretaria do Agronegócio para cadastro e outros procedimentos
A Prefeitura de Uberaba e instituições parceiras do agro lançaram nesta terça-feira (9), na sede do Sindicato Rural, o Programa Uberaba Mais Genética. A proposta, genuinamente uberabense, promete ser um novo marco no melhoramento genético bovino para pequenos e médios produtores do município.
O evento reuniu produtores, empresas do segmento agrícola e todos os parceiros do programa que é encabeçado pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria do Agronegócio (Sagri). São eles: ABCZ, Girolando, Sindicato Rural, Emater e Alta Genetics do Brasil.
Secretário do Agronegócio, Luís Renato Tiveron explicou que o Mais Genética vai funcionar por meio de várias mãos. “A Sagri e a Emater entram com os técnicos para as devidas visitas e avaliações das propriedades, inclusive, no tocante a parte nutricional; o Sindicato auxiliará no levantamento de produtores, além de ceder veterinários para as avaliações e execução dos protocolos; a ABCZ e a Girolando participam com doações de sêmens (500 cada), registros dos animais e conhecimentos. Por fim, a Alta entra com todos os materiais necessários e treinamentos”, relatou o secretário.
Para a prefeita Elisa Araújo, o Uberaba Mais Genética é a oportunidade que o pequeno produtor precisava para acessar tecnologia de ponta e, com isso, produzir mais e com qualidade, com menor custo. “Esta é a função da Prefeitura, por meio de uma somatória de esforços, proporcionar na ponta, a pequenos e médios, condições para que eles cresçam e participem do desenvolvimento do município”, afirmou a chefe do Executivo, que enalteceu o trabalho da Sagri.
Elisa enfatizou ainda que a semente está sendo plantada, sendo que os resultados poderão ser colhidos já a partir de 15 meses, mas, principalmente a médio prazo. “Sendo assim, é fundamental que os próximos prefeitos deem sequência ao programa que valoriza o DNA agro de Uberaba”, afirmou.
Presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Vinícius Rios Rodrigues, enalteceu a iniciativa da Prefeitura e assegurou êxito do programa, sobretudo, diante dos seus integrantes. “Com ele, o pequeno produtor vai maximizar material genético necessário para o melhoramento do seu rebanho”, ressaltou.
Já o vice-presidente da ABCZ, Arnaldo Manoel Machado Borges, afirmou que o pioneirismo faz parte das tradições uberabenses no melhoramento genético. “Foi assim com o gado zebu e tem tudo para efetivar-se também, neste programa direcionado ao pequeno produtor, alertando para a necessidade de equilibrar genética e manejo”, destacou.
Por fim, o gerente Nacional de Leite da Alta Genetics, Guilherme Marquês, frisou que o primeiro ponto alto do programa é que, ao investir em genética, ele investe em algo permanente. Além disto, acrescentou, o melhoramento do rebanho trará autoestima para o produtor, que terá matrizes de elite, aumento da produção na propriedade e, consequentemente, melhoria do poder aquisitivo da família.
O programa começa efetivamente no campo nesta quarta-feira, dia 10. Os pequenos e médios produtores já podem procurar a Secretaria do Agronegócio para preenchimento de cadastro e agendamento da primeira visita técnica. Segundo dados da Sagri, o Uberaba Mais Genética terá custo mínimo para o participante, devendo, num futuro breve, ser subsidiado no todo.
Ainda na solenidade de lançamento, o vereador Luiz da Farmácia (PL) anunciou que destinará emenda impositiva para ajudar nas despesas do programa.
Secretaria Especial de Comunicação/PMU - Fotos: Lílian Veronezi - PMU












