UBERABA: Consórcio apresenta diagnósticos do PlanMob para Comissão Técnica da Prefeitura


19 de setembro de 2024

As duas primeiras audiências acontecem no início de novembro e em dezembro 

O Plano de Mobilidade Urbana de Uberaba entra em nova fase com a apresentação, nesta quinta-feira (19), do diagnóstico elaborado pelo Consórcio PlanMob de Belo Horizonte aos membros da Comissão Técnica Municipal que acompanham, desde janeiro, os trabalhos em execução. A reunião acontece no anfiteatro do Centro Administrativo, a partir das 9h.

A Comissão é formada por 19 representantes das Secretarias de Defesa Social (SDS), Planejamento (Seplan), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedec) e Obras e Serviços Urbanos (Sesurb) e coordenada pelos respectivos secretários. A coordenação executiva está a cargo do secretário adjunto da SDS, Claudinei Nunes, e da superintendente de Planejamento Urbano, Ana Luísa Bilharinho da Silva. 

O coordenador explicou que o diagnóstico elaborado pelo Consórcio é resultado das pesquisas, reuniões com os técnicos da empresa e da Prefeitura, bem como dos encontros com moradores dos bairros e análises dos diversos aspectos da mobilidade em Uberaba. 

A Comissão tem se reunido regularmente para analisar os produtos entregues pelo Consórcio e fazer os apontamentos técnicos. Nesta semana, foi definido o calendário das próximas ações, como a realização das três audiências públicas com a participação da sociedade civil, para discutir a elaboração da nova legislação. 

As duas primeiras audiências acontecem no início de novembro e em dezembro. Ana Luísa destacou que a terceira audiência será realizada em fevereiro de 2025. “Essa última será para discutir o texto final do Projeto de Lei, já com os vereadores eleitos em outubro próximo, tendo em vista que caberá a eles aprovar a matéria junto ao Legislativo”, salientou. 

Segundo a coordenadora, serão elaborados o Plano de Gestão de Demanda e o Plano de Melhoria de Oferta, apontando diretrizes e soluções para os problemas diagnosticados e propor ações de curto, médio e longo prazos. “Por exemplo, pode ser necessário aumentar o transporte coletivo, colocar mais ciclovias ou calçadas mais acessíveis em determinadas regiões. É isso que o Plano vai apontar”, disse.

A partir de sua sanção, o novo Plano de Mobilidade entra na fase de implantação. “A Comissão não é só para acompanhar a elaboração do Plano, mas também incorpora a sua implantação. Ela terá a missão de fazer cumprir o que estará previsto na Lei do Plano de Mobilidade”, após aprovada pela Câmara Municipal, concluiu Ana Luísa.

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMIU

OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


31 de outubro de 2025
A administração destaca a relevância da GM; e que a parceria contribuí para a formação cidadã e a preparação de jovens para o mercado de trabalho
31 de outubro de 2025
Obra visa resolver definitivamente os problemas de inundação que atingem todos os anos essa região
31 de outubro de 2025
O momento foi dedicado à partilha de saberes e vivências culturais
31 de outubro de 2025
FRUTAL, prepare-se para o nosso lindo Acender das Luzes!
31 de outubro de 2025
A Prefeitura de Frutal, através da Secretaria do Produtor Rural, tem a satisfação de fazer parte de uma grande parceria que irá revolucionar a nossa agricultura!
31 de outubro de 2025
A ampliação do prazo permitirá aos gestores locais melhor planejamento e execução dos investimentos previstos
31 de outubro de 2025
O evento reunirá especialistas para discutir os impactos e desafios da Reforma Tributária no contexto municipal 
31 de outubro de 2025
Os voos são totalmente seguros e realizados com autorização dos órgãos competentes
31 de outubro de 2025
Realizado pela Prefeitura de Pirajuba em parceria com a Fazu, o curso tem o objetivo de levar conhecimento prático e estratégico sobre o agronegócio para os moradores da cidade
30 de outubro de 2025
De cara nova e renovado, o espaço vai ficar  ainda mais acolhedor para atender crianças do SCFV