UBERABA: Consórcio apresenta diagnósticos do PlanMob para Comissão Técnica da Prefeitura


19 de setembro de 2024

As duas primeiras audiências acontecem no início de novembro e em dezembro 

O Plano de Mobilidade Urbana de Uberaba entra em nova fase com a apresentação, nesta quinta-feira (19), do diagnóstico elaborado pelo Consórcio PlanMob de Belo Horizonte aos membros da Comissão Técnica Municipal que acompanham, desde janeiro, os trabalhos em execução. A reunião acontece no anfiteatro do Centro Administrativo, a partir das 9h.

A Comissão é formada por 19 representantes das Secretarias de Defesa Social (SDS), Planejamento (Seplan), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedec) e Obras e Serviços Urbanos (Sesurb) e coordenada pelos respectivos secretários. A coordenação executiva está a cargo do secretário adjunto da SDS, Claudinei Nunes, e da superintendente de Planejamento Urbano, Ana Luísa Bilharinho da Silva. 

O coordenador explicou que o diagnóstico elaborado pelo Consórcio é resultado das pesquisas, reuniões com os técnicos da empresa e da Prefeitura, bem como dos encontros com moradores dos bairros e análises dos diversos aspectos da mobilidade em Uberaba. 

A Comissão tem se reunido regularmente para analisar os produtos entregues pelo Consórcio e fazer os apontamentos técnicos. Nesta semana, foi definido o calendário das próximas ações, como a realização das três audiências públicas com a participação da sociedade civil, para discutir a elaboração da nova legislação. 

As duas primeiras audiências acontecem no início de novembro e em dezembro. Ana Luísa destacou que a terceira audiência será realizada em fevereiro de 2025. “Essa última será para discutir o texto final do Projeto de Lei, já com os vereadores eleitos em outubro próximo, tendo em vista que caberá a eles aprovar a matéria junto ao Legislativo”, salientou. 

Segundo a coordenadora, serão elaborados o Plano de Gestão de Demanda e o Plano de Melhoria de Oferta, apontando diretrizes e soluções para os problemas diagnosticados e propor ações de curto, médio e longo prazos. “Por exemplo, pode ser necessário aumentar o transporte coletivo, colocar mais ciclovias ou calçadas mais acessíveis em determinadas regiões. É isso que o Plano vai apontar”, disse.

A partir de sua sanção, o novo Plano de Mobilidade entra na fase de implantação. “A Comissão não é só para acompanhar a elaboração do Plano, mas também incorpora a sua implantação. Ela terá a missão de fazer cumprir o que estará previsto na Lei do Plano de Mobilidade”, após aprovada pela Câmara Municipal, concluiu Ana Luísa.

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMIU

OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


29 de abril de 2025
De acordo com a nova legislação, qualquer intervenção na pavimentação deve ser comunicada à administração municipal
29 de abril de 2025
A construção é um importante elo entre os dois estados, facilitando o trânsito de moradores, turistas e o escoamento de produtos 
29 de abril de 2025
Com base nos números divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o mês fecha positivo (+7,52%)
29 de abril de 2025
Ação beneficiou mais de 100 artesãos mineiros com a Carteira Nacional do Artesanato, documento que garante reconhecimento formal da atividade 
29 de abril de 2025
O cadastramento garante o monitoramento e a continuidade do cuidado com a população 
29 de abril de 2025
ABERTURA: 01/05/2025 - FECHAMENTO: 01/05/2025
25 de abril de 2025
Proposta tem como foco a valorização dos espaços públicos e na promoção do bem-estar da população 
25 de abril de 2025
Proposta tem como foco a valorização dos espaços públicos e na promoção do bem-estar da população 
25 de abril de 2025
Venha participar de um encontro acolhedor sobre os direitos das pessoas neurodivergentes