FRUTAL: Polícia Militar e Secretaria de Assistência Social fazem operação conjunta em diversos bairros


5 de junho de 2025

Muitos desses imóveis abrigam famílias em condições inadequadas, com relatos frequentes de violência doméstica, exploração infantil e falta de infraestrutura básica

Uma ação coordenada entre a Polícia Militar (PM), a Prefeitura de Frutal e órgãos municipais está percorrendo residências multifamiliares – como cortiços e casas geminadas – para identificar situações de risco social, violações de direitos e condições precárias de moradia. 

A iniciativa, proposta pelo comandante do 69º Batalhão da PM, Tenente-Coronel Daniel Rodrigues Pereira, visa combater crimes e proteger grupos vulneráveis, especialmente crianças, adolescentes e idosos.

A medida surgiu após a PM constatar, durante patrulhamentos e investigações, que muitos desses imóveis abrigam famílias em condições inadequadas, com relatos frequentes de violência doméstica, exploração infantil e falta de infraestrutura básica.

 O Tenente-Coronel Daniel apresentou a proposta ao prefeito Bruno Augusto, que imediatamente articulou a participação de diversas secretarias e órgãos municipais.

Com a articulação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a operação conta com a participação da Polícia Militar, Secretaria de Assistência Social, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da Defesa Civil, da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, do Corpo de Bombeiros, do Departamento de Endemias e da Secretaria de Obras.

As primeiras abordagens estão sendo realizadas nos bairros Caju, Vila Esperança, Jardim das Laranjeiras e Novo Horizontes, regiões com altos índices de criminalidade e violência doméstica.

Durante as equipes estão orientando moradores sobre direitos, segurança e denúncias, verificando condições das moradias, como falta de ventilação, infiltrações e superlotação, identificando violações contra crianças, adolescentes e idosos, como trabalho infantil, abusos e negligência. E encaminhando vítimas para serviços de proteção social e saúde.

Após as visitas, os casos mais graves serão monitorados, e as famílias receberão acompanhamento da rede de assistência social do município. A operação continuará nas próximas semanas, com possibilidade de estender-se a outros bairros de Frutal.

Fonte: Prefeitura de Frutal

OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


9 de dezembro de 2025
Um dos questionamentos: "Se o município tem autonomia para decidir pela manutenção ou não do contrato após a privatização da Copasa" 
9 de dezembro de 2025
Encontro serviu para avaliar o primeiro ano do segundo mandato e apresentar as ações estratégicas para 2026 
9 de dezembro de 2025
ABERTURA: 09/12/2025 - FECHAMENTO: 10/12/2025
Por Vanessa Amvale 8 de dezembro de 2025
Palestrantes trataram sobre as mais diversas vias de homologação da nota
8 de dezembro de 2025
Solenidade também marcou apresentação  da carta do Rio de Janeiro, com propostas para a segurança pública
8 de dezembro de 2025
Levantamento mostra o descompasso entre quem a população cobra e quem realmente detém recursos e competência legal para executar políticas públicas essenciais
8 de dezembro de 2025
Coral, Parada Natalina e luzes emocionam público na abertura do Natal 
8 de dezembro de 2025
Tema foi um dos assuntos de encontro com coordenadores dos Procons das cidades afiliadas à entidade