UBERABA: Prefeitura participa de evento da Saúde em Belo Horizonte


5 de junho de 2025

Foco na segurança vacinal e no fortalecimento

das ações de vigilância em saúde em Minas Gerais

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Central de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participou, nos dias 3 e 4 de junho, do 1º Seminário Mineiro da Rede de Farmacovigilância, em Belo Horizonte. 

Inédito no Estado, o encontro reuniu profissionais de saúde, gestores públicos, pesquisadores e representantes dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) para debater os principais desafios e inovações científicas na área da imunização, com foco na segurança vacinal e no fortalecimento das ações de vigilância em saúde em Minas Gerais.

A referência técnica e enfermeira da Central de Vacinas, Priscilla Amaral, foi convidada para apresentar o trabalho do Crie da cidade, uma iniciativa que foi descentralizada pelo Governo do Estado e passou a ser conduzida em Uberaba, que agora atua como sede desse serviço pela Macrorregional. 

“Fiquei muito lisonjeada com o convite e estou muito feliz em ter participado desse momento. O Crie está em expansão, e Minas Gerais está servindo de exemplo para todo o Brasil, fazendo a diferença na descentralização do serviço, investindo na capacitação dos profissionais e no fomento da imunização”, destacou. 

O encontro, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, contou com palestras, mesas-redondas e painéis temáticos sobre eventos adversos pós-vacinação, estratégias de prevenção de doenças transmissíveis e o papel da farmacovigilância na segurança em saúde pública.

Entre os temas abordados durante o seminário, destacam-se: Segurança das Vacinas e Esavi (Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou Imunização); Panorama da Farmacovigilância no Brasil – Avanços e Desafios, e as Contribuições da Rede Crie em Minas para a atenção a grupos especiais, entre outros.

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMU 

OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


9 de dezembro de 2025
Um dos questionamentos: "Se o município tem autonomia para decidir pela manutenção ou não do contrato após a privatização da Copasa" 
9 de dezembro de 2025
Encontro serviu para avaliar o primeiro ano do segundo mandato e apresentar as ações estratégicas para 2026 
9 de dezembro de 2025
ABERTURA: 09/12/2025 - FECHAMENTO: 10/12/2025
Por Vanessa Amvale 8 de dezembro de 2025
Palestrantes trataram sobre as mais diversas vias de homologação da nota
8 de dezembro de 2025
Solenidade também marcou apresentação  da carta do Rio de Janeiro, com propostas para a segurança pública
8 de dezembro de 2025
Levantamento mostra o descompasso entre quem a população cobra e quem realmente detém recursos e competência legal para executar políticas públicas essenciais
8 de dezembro de 2025
Coral, Parada Natalina e luzes emocionam público na abertura do Natal 
8 de dezembro de 2025
Tema foi um dos assuntos de encontro com coordenadores dos Procons das cidades afiliadas à entidade