UBERABA: Prefeitura se une ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial


15 de julho de 2025

Iniciativa fortalece toda a cadeia de relacionamento com a administração pública e promove um ambiente de negócios mais íntegro e sustentável

A Prefeitura de Uberaba ingressou, neste mês, como apoiadora institucional do Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) que busca estimular empresas a implementar medidas de integridade e fortalecer a ética no ambiente de negócios. O termo de compromisso foi assinado pela controladora-geral do Município de Uberaba, Júnia Camargo.

O Pacto Brasil convida empresas que atuam no país para assumir, voluntariamente, compromisso público com a integridade empresarial. A participação ocorre mediante assinatura de termo de adesão e preenchimento de autoavaliação disponibilizada pela CGU em sistema próprio. A ferramenta possibilita à empresa um diagnóstico das práticas de integridade adotadas e contribui para a identificação de oportunidades de aprimoramento.

Na função de apoiadora institucional, a Controladoria-Geral do Município de Uberaba atuará na divulgação do programa na cidade, incentivando empresas e instituições privadas locais a aderirem ao movimento. Segundo Camargo, o programa será apresentado às entidades de classe de Uberaba, com o objetivo de fortalecer o engajamento no âmbito empresarial.

“Fomentar a integridade no setor privado é fundamental, pois são essas empresas que contratam com o poder público e fornecem produtos e serviços à Prefeitura de Uberaba. Ao estimular que adotem práticas éticas e transparentes, fortalecemos toda a cadeia de relacionamento com a administração pública e promovemos um ambiente de negócios mais íntegro e sustentável", afirmou.

Conforme reforçou a controladora-geral, um programa de integridade efetivo contribui para a prevenção de fraudes e atos de corrupção nas organizações, facilita o acesso das empresas a capital e pode resultar na atenuação de penalidades, caso a empresa venha a ser responsabilizada com base na Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013).

A organização que adere ao programa, além de demonstrar compromisso com a ética, a preservação ambiental e o respeito aos direitos humanos e trabalhistas, tem o nome divulgado no site do Pacto Brasil e recebe da CGU o direito de utilizar o selo de empresa signatária em sites e peças institucionais.

Podem aderir ao programa empresas com sede, filial ou representação no território brasileiro, independentemente do porte ou setor de atuação, bem como outras entidades privadas capazes de implementar medidas de integridade. Atualmente, segundo o Painel do Pacto Brasil, há 566 organizações aderentes em todo o país, desde 2024.

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMU 

OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


29 de agosto de 2025
O auditor tributário esclarece que somente com essa análise técnica será possível aplicar corretamente a legislação
29 de agosto de 2025
Regiões do Triângulo e Noroeste de Minas dominam a lista na safra 2024/2025, segundo levantamento da Emater 
Por Vanessa Amvale 29 de agosto de 2025
Órgão é composto por representantes com caráter estratégico e intersetorial
29 de agosto de 2025
Curso visa alcançar a melhor qualificação para os servidores que atuam na área, além de ter também em vista, o melhor manejo dos exemplares arbóreos em áreas públicas dos municípios associados 
28 de agosto de 2025
ABERTURA: 18/08/2025 - FECHAMENTO: 28/08/2025
28 de agosto de 2025
ABERTURA: 12/08/2025 - FECHAMENTO: 28/08/2025
28 de agosto de 2025
Em foco, a conscientização sobre os perigos e as consequências das queimadas para a comunidade local 
Por Vanessa Amvale 28 de agosto de 2025
O fechamento das atividades deverá incluir exposições públicas abertas à população 
28 de agosto de 2025
No dia 21 de setembro (domingo), a partir das 10h, a cidade será palco da 14ª Cavalgada e Queima do Alho 
28 de agosto de 2025
Ação objetiva valorizar a criatividade das crianças e promover um olhar artístico e cultural sobre a cidade