No ranking do Saneamento 2025 Uberaba está em 9º lugar entre as 100 maiores cidades brasileiras

Na mesma data do anúncio, Codau entrega novo poço
profundo no Reservatório do Valim de Mello
Uberaba ocupa a 9ª posição na edição 2025 do ranking das melhores cidades em saneamento do Brasil e subiu 14 posições do ano passado para este. E em Minas Gerais ficou em primeiro lugar, à frente de Uberlândia (11º) e Montes Claros (16º). Apenas essas três cidades mineiras figuram no “Ranking do Saneamento”, entre as 20 melhores colocadas.
O destaque de Uberaba, com mais de 337 mil habitantes, vem das análises de componentes distintos, como os indicadores de atendimento total de água, esgoto e redução de perdas. Eles estão muito próximos dos estágios mais avançados de desenvolvimento e universalização dos serviços de saneamento, como reforça a pesquisa do Trata Brasil. O documento reconhece maior eficiência entre as 20 primeiras cidades ranqueadas no levantamento.
O presidente da Codau, Rui Ramos, comemorou os resultados registrados no ranking 2025. “Ficamos muito felizes. Uberaba está muito bem colocada no ranking nacional do saneamento. Foi o município que mais teve avaliação positiva. A pesquisa contabilizou nossos investimentos em água a curto prazo, como a entrega de poços profundos tubulares para suprir a demanda imediata por água em Uberaba. Temos cinco, que representam um incremento de 20% do que é produzido nas Estação de Tratamento de Água e ainda os novos Centros de Reservação que ampliaram em 25% a nossa capacidade de armazenamento. E destaco que a longo prazo mais investimentos virão. Já temos os recursos para a nova fonte de abastecimento do município, que é o Sistema Rio Grande, formado pela captação, adutoras e nova Estação de Tratamento de Água na região sul de Uberaba”, destacou ele.
A pesquisa é realizada anualmente desde 2009 pelo Instituto Trata Brasil, uma organização de grande relevância no cenário nacional, com foco nos 100 municípios mais populosos do país. Campinas (SP) ficou em primeiro lugar neste ano. Os dados analisados são oficiais, reportados pelo Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA), ano-base 2023, o mais recente publicado pelo Ministério das Cidades.
Fonte: Assessoria de Comunicação Codau
Codau entrega novo poço profundo no Reservatório do Valim de Mello
O novo poço tubular profundo foi inaugurado nesta terça-feira (15) e passa a integrar o sistema de abastecimento oferecendo o melhor desempenho entre outros existentes. Agora são 5 poços em operação, que juntos entregam 20% a mais em produção de água para Uberaba.
Eles estão localizados nos Centros de Reservação (CR)- 6 (Olinda), 10 (Gameleiras), 11 (Uberaba I), 14 (Univerdecidade) e agora no Valim de Mello. Ao todo captam 224 litros de água/segundo, sendo 64 l/s produzidos por este mais novo. O equipamento tem uma profundidade de quase 600 metros e busca água subterrânea do Aquífero Guarani. Com recursos da Codau e da Caixa Econômica Federal, através de financiamento do Finisa, os investimentos totais na perfuração e instalação dos dispositivos de bombeamento foram mais de R$ 8 milhões.
O novo poço deixará o CR-13 autossuficiente para atender 15 bairros que atualmente compõem a sua área de influência. Entre eles estão o Valim de Mello, Chica Ferreira, Rio de Janeiro, Gameleiras, Jd. Itália e outros. Apenas no período da seca será preciso complementar o armazenamento do reservatório com a água enviada pela Estação de Tratamento (ETA), pois o consumo tende a aumentar muito acima do normal em toda a cidade.
“A maior parte do ano o poço sozinho sustentará o consumo dos bairros ligados ao CR-13. Isso beneficiará o sistema de abastecimento como um todo, pois a água produzida na ETA será redirecionada para os outros Centros de Reservação de Uberaba”, explicou Rui Ramos, presidente da Codau. Durante a solenidade de inauguração, que contou com presença dos vereadores Ripposati Filho e Varciel Borges, além de autoridades municipais e secretariado, o dirigente ressaltou que a Codau terá mais três poços.
“São os de Ponte Alta com entrega prevista para este semestre e os poços do CR-15 e CR-16 com licitação concluída em 2025 e perfuração planejada para 2026. Lembrando que já ampliamos a capacidade de reservação em 25%”, concluiu Rui Ramos. E a prefeita Elisa Araújo completou afirmando que o município tem responsabilidade com o abastecimento. “Hoje é mais um passo para o enfrentamento da seca e da falta de água na nossa cidade e estamos nos preparando para ter o rio Grande como nova fonte de abastecimento”, enfatizou ela.
Fonte: Assessoria de Comunicação Codau