Governo do Estado inaugura Unidade Básica de Saúde (UBS) em Iturama


9 de fevereiro de 2026

Agenda incluiu ainda a inauguração simbólica da base do Samu no município. Prefeita de Uberaba e presidente da Amvale e do Cistrisul, Elisa Araújo participou do evento

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, inaugurou, neste domingo (8/2), uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) em Iturama, no Triângulo Mineiro. A agenda incluiu também a inauguração simbólica da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no município, reforçando a estrutura de atendimento à população da região.

A nova UBS recebeu investimentos de quase R$ 2 milhões do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e tem capacidade para atender até 4 mil pessoas. A unidade amplia o acesso da população aos serviços da atenção primária, que funcionam como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Vai ser uma UBS vocacionada ao atendimento à mulher, onde as mulheres da região vão ser acolhidas e podem confiar no tratamento”, disse o vice-governador Mateus Simões.

A ampliação da rede de saúde no interior do estado é uma diretriz da atual gestão, com foco em levar serviços essenciais para mais perto do cidadão, reduzindo deslocamentos e fortalecendo o cuidado contínuo nos municípios.

Investimentos estratégicos na atenção primária

Com investimentos estratégicos, descentralização de serviços e repasses diretos aos municípios, o Governo de Minas tem ampliado a oferta de atendimento em saúde no interior, contribuindo para a redução da demanda por deslocamentos a centros urbanos maiores para consultas, exames e tratamentos.

Atualmente, há mais de 350 Unidades Básicas de Saúde em construção, reforma ou com inauguração prevista até o final de 2026 no estado. Grande parte dessas obras estava paralisada em gestões anteriores e foi retomada.

Desde 2019, já foram entregues cerca de 119 UBS em Minas Gerais, com investimentos que somam aproximadamente R$ 700 milhões na construção e modernização dessas unidades, fortalecendo a atenção primária em todas as regiões do estado.

Base do Samu em Iturama

Na mesma agenda, o Governo de Minas participou da inauguração simbólica da base do Samu em Iturama. A unidade já está em funcionamento e integra o Samu Regional da Macrorregião de Saúde Triângulo Sul, inaugurado em dezembro de 2025.

Com a implantação do Samu Regional, Minas Gerais passou a contar com 100% de cobertura do serviço no território estadual, ampliando a capacidade de resposta às urgências e emergências de saúde.

Para a implementação do Samu Regional da Macrorregião Triângulo Sul, o Governo de Minas repassou quase R$ 18,5 milhões, viabilizando a estruturação de 19 bases operacionais.

Além das bases descentralizadas, o serviço conta com um complexo regulador macrorregional, localizado em Uberaba, onde funciona a Central de Regulação das Urgências.

Fonte: Agência Minas - Foto:  Gabriel Vargas - Digital/MG

OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


24 de junho de 2026
A imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição é iniciativa da Usina Delta
24 de junho de 2026
"(...)E é desse contato com as pessoas que levamos as soluções para dentro da Prefeitura”, diz a chefe do Executivo
23 de junho de 2026
Contrato prevê investimento da ordem de R$ 1 bilhão e representa primeiro passo na estratégia de expansão do gás renovável em Minas Gerais
23 de junho de 2026
ABERTURA: 25/06/2026 - FECHAMENTO: 26/06/2026
23 de junho de 2026
ABERTURA: 22/06/2026 - FECHAMENTO: 22/06/2026
23 de junho de 2026
ABERTURA: 24/06/2026 - FECHAMENTO: 25/06/2026
22 de junho de 2026
ABERTURA: 22/06/2026 - FECHAMENTO: 22/06/2026
22 de junho de 2026
Evento visa esclarecer as principais mudanças da Reforma Tributária,  para proporcionar aos participantes atualização a adequada gestão de suas atividades
22 de junho de 2026
PlanMob-Brasil objetiva promover deslocamentos mais seguros, acessíveis, eficientes e sustentáveis
19 de junho de 2026
ABERTURA: 22/06/2026 - FECHAMENTO: 24/06/2026