UBERABA: Prefeita Elisa recebe produtores rurais para lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos


9 de fevereiro de 2026

Devem ser adquiridos 50 mil quilos de alimentos,

com pagamento mensal aos produtores


A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, recebeu, sexta-feira, 6, agricultores familiares participantes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), acompanhada dos secretários do Agronegócio, Renato Tiveron, e de Desenvolvimento Social, Ernani Neri. Neste ano, o Governo Federal liberou R$ 500 mil para a execução do programa no município.

A iniciativa prevê a aquisição de alimentos produzidos por 40 agricultores familiares de Uberaba, selecionados pela Secretaria do Agronegócio (Sagri). Os produtos são destinados ao Banco de Alimentos da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds).

“Parabéns a cada produtor e produtora que trabalha duro para levar alimento à mesa da nossa gente. É um trabalho desafiador: acordar cedo, enfrentar o sol e seguir firme mesmo diante das dificuldades”, agradeceu a prefeita Elisa.

A execução do PAA em Uberaba começou em janeiro e vai até agosto deste ano. Devem ser adquiridos 50 mil quilos de alimentos, com pagamento mensal aos produtores.

Segundo o titular da Sagri, Renato Tiveron, o limite individual de recursos para cada agricultor familiar é de R$ 12.500. “É um programa que beneficia diretamente nosso pequeno produtor, com repasse direto de dinheiro, e mais segurança para vender o que produzem”, afirmou.

Conforme Ernani Neri, os alimentos beneficiarão cerca de 400 famílias em situação de vulnerabilidade social acompanhadas pela Seds e 22 instituições do terceiro setor. “Isso mostra a preocupação de Uberaba com a segurança alimentar das famílias que mais precisam”, enfatizou.

Morador da comunidade rural de São Basílio, Donizetti Aparecido participa do PAA pela terceira vez. “Eu sou aposentado com um salário e meio, e essa renda do PAA ajuda muito a gente a ter mais condições de sobrevivência”, relatou.

Também participaram do encontro o presidente da Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros e da Agroindústria Familiar do Vale do Rio Grande (Horvagra), Sérgio Antônio Nepomuceno, e Petrônio José da Silva, representando a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

FONTE: Secretaria Especial de Comunicação/PMU



OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


24 de junho de 2026
A imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição é iniciativa da Usina Delta
24 de junho de 2026
"(...)E é desse contato com as pessoas que levamos as soluções para dentro da Prefeitura”, diz a chefe do Executivo
23 de junho de 2026
Contrato prevê investimento da ordem de R$ 1 bilhão e representa primeiro passo na estratégia de expansão do gás renovável em Minas Gerais
23 de junho de 2026
ABERTURA: 25/06/2026 - FECHAMENTO: 26/06/2026
23 de junho de 2026
ABERTURA: 22/06/2026 - FECHAMENTO: 22/06/2026
23 de junho de 2026
ABERTURA: 24/06/2026 - FECHAMENTO: 25/06/2026
22 de junho de 2026
ABERTURA: 22/06/2026 - FECHAMENTO: 22/06/2026
22 de junho de 2026
Evento visa esclarecer as principais mudanças da Reforma Tributária,  para proporcionar aos participantes atualização a adequada gestão de suas atividades
22 de junho de 2026
PlanMob-Brasil objetiva promover deslocamentos mais seguros, acessíveis, eficientes e sustentáveis
19 de junho de 2026
ABERTURA: 22/06/2026 - FECHAMENTO: 24/06/2026