Educação anuncia ganhadores do concurso de desenho “Uberaba em Tom Maior”

Ação objetiva valorizar a criatividade das crianças
e promover um olhar artístico e cultural sobre a cidade
Nesta quarta-feira (27), foram escolhidos os vencedores do concurso “Uberaba em Tom Maior”, que selecionou desenhos produzidos por alunos da rede municipal de ensino para ilustrar as capas dos cadernos escolares de 2026.
Os ganhadores são Bernardo de Paula Nascimento Silva, do Pré-II da E.M. Sítio do Pica Pau Amarelo; Augusto Pereira da Silva, do 3º ano da E.M. Professora Olga de Oliveira; Davi Corrêa e Corrêa, do 5º ano da E.M. Madre Maria Georgina; e Maria Vitória Amaral Alves Silva, do 9º ano da E.M. Professora Olga de Oliveira.
Enquanto os alunos terão seus desenhos estampados nas capas dos cadernos escolares de 2026, os professores orientadores também serão agraciados com certificados. A entrega das premiações será em cerimônia a ser agendada.
A ação tem o objetivo de valorizar a criatividade das crianças e promover um olhar artístico e cultural sobre a cidade, destacando Uberaba e Chico Xavier, tema central do samba-enredo da escola Tom Maior para o próximo Carnaval de São Paulo.
O concurso envolveu estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), divididos em quatro categorias conforme a faixa etária, e teve a participação automática de todos os alunos da rede municipal. As obras foram elaboradas nas escolas entre os dias 11 e 14 de agosto, sob a orientação dos professores, e deveriam ser inéditas, coloridas, em formato retrato, feitas com lápis preto, lápis de cor ou giz de cera, sempre relacionadas ao tema que liga o desfile da escola de samba a Uberaba.
Cada unidade escolar selecionou os dez melhores desenhos por categoria, entregues à Diretoria de Ensino da Secretaria de Educação (Semed). Uma comissão julgadora avaliou as obras levando em conta criatividade, respeito ao tema, qualidade estética, adequação técnica e originalidade, escolhendo os três melhores trabalhos em cada grupo.
“É uma oportunidade de unir arte, cultura e educação, fazendo com que nossos estudantes se sintam protagonistas da história e da identidade de Uberaba”, afirmou a secretária de Educação, Juliana Petek.
Secretaria Especial de Comunicação/PMU - Fotos: Lílian Veronezi - PMU