IBGE reforça importância da Pesquisa de Informações Básicas Municipais – MUNIC 2025

Levantamento vai traçar o perfil da gestão pública e revelar
a infraestrutura e a condição de vida nas cidades, entre outros pontos
Gestores dos municípios mineiros têm até dezembro para contribuir com trabalho do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ao responder o questionário da Pesquisa de Informações Básicas Municipais – MUNIC 2025. Em Minas Gerais, a coleta da MUNIC 2025 teve início em 1º/9 e vai abranger as 853 prefeituras.
A pesquisa vai traçar o perfil da gestão pública e revelar a infraestrutura, os serviços prestados, as legislações aprimoradas e a condição de vida nas cidades. E será respondida pelas administrações municipais, por meio dos gestores e secretários, e pode ser feita de três formas:
– sistema web,
– questionário PDF editável ou questionário em papel,
– na presença de um pesquisador do IBGE.
As agências entrarão em contato com as prefeituras para analisar a melhor maneira de coletar as respostas e reforçar os prazos.
Na edição de 2025, a MUNIC irá levantar dados sobre os blocos:
– Informações Gerais das Prefeituras e dos Prefeitos,
– Recursos Humanos,
– Articulação Interinstitucional,
– Meio Ambiente,
– Recursos para a Gestão,
– Legislação e Instrumentos de Planejamento,
– Gestão de Riscos e Desastres.
Neste ano, a novidade no levantamento será a investigação sobre a implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios.
MUNIC 2024
A divulgação dos resultados referentes à edição de 2024 será em 31/10. A publicação poderá ser acessada via site oficial do IBGE. Na edição de 2023, foram investigados os seguintes temas: política para mulheres, segurança alimentar, direitos humanos, primeira infância, assistência social, segurança pública, trabalho e inclusão produtiva e recursos humanos. A seguir, são apresentados alguns destaques da MUNIC 2023 referentes aos 853 municípios de Minas Gerais:
– Em Novorizonte, Patos de Minas e Três Marias, há secretarias que cuidam da política para mulheres em conjunto com outras políticas setoriais; nenhum município conta com secretaria exclusiva para a política;
– Apenas um município de Minas Gerais, Fruta de Leite, conta com secretaria municipal exclusiva para tratar da segurança alimentar;
– Contagem, Juiz de Fora e Muriaé são os três municípios do Estado com secretaria municipal exclusiva dedicada aos direitos humanos;
– 79 municípios mineiros (9,3%) possuem Plano Municipal de Primeira Infância;
– Por outro lado, secretarias municipais exclusivas para a assistência social estão presentes em 696 municípios no Estado (81,6%);
– A segurança pública tem pastas inteiramente dedicadas à área em 29 municípios (3,4%);
– Em 674 (79,0%) dos 853 municípios, há alguma ação, programa ou projeto de inclusão produtiva rural;
– Para a execução dessas e de outras políticas públicas, os municípios empregam 777.651 pessoas na administração direta e 28.238, na indireta.
Pesquisa
Anualmente, desde 1999, as prefeituras de todos os municípios brasileiros respondem ao IBGE sobre um conjunto de temas variados que dizem respeito às administrações municipais. Dessa forma, é possível conhecer, em nível individual e agregado, as políticas, programas, ações e outras iniciativas adotadas pelas gestões dos municípios.
A coleta dos dados com as prefeituras faz parte da Pesquisa de Informações Básicas Municipais – MUNIC 2025, que vai revelar a infraestrutura, os serviços prestados, as legislações aprimoradas e a condição de vida nas cidades.
Saiba mais aqui: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/educacao/10586-pesquisa-de-informacoes-basicas-municipais.html?edicao=18195
Fonte: AMM