UBERABA: Prefeita Elisa participa de reunião preparatória para COP 30

O evento de caráter suprapartidário foi idealizado
pelos institutos Quero Você Eleita e Azmina
A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo (PSD), participou nesta quarta-feira (8), como painelista do Festival de Inovação Política - Bancada Feminina na COP 30, em Brasília, como reunião preparatória para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, marcada para novembro próximo, em Belém (PA). Com o tema “Sustentabilidade, Educação, Cultura e Cidadania”, o painel abordou a transição energética que está sendo colocada em prática pela gestão Elisa Araújo.
Em maio passado, durante o World Hydrogen Summit 2025, em Roterdã, na Holanda, a prefeita garantiu o maior investimento privado da história do município; um aporte de R$ 7,8 bilhões para a construção de uma planta de hidrogênio e amônia verdes. O projeto, que promete transformar a cidade em um centro estratégico de inovação energética, é considerado um marco no desenvolvimento sustentável e tecnológico no Brasil.
“Uberaba está mostrando ao Brasil e ao mundo que é possível unir desenvolvimento econômico, sustentabilidade e inclusão. Quando falamos em inovação, falamos também em oportunidades, em um novo futuro para nossa cidade e para as próximas gerações. Entre muitos projetos, o investimento em hidrogênio verde é mais do que um marco, é a prova de que o interior pode, sim, liderar a transição energética e ser protagonista de uma nova economia. Participar desse debate com tantas mulheres inspiradoras reforça a importância de termos mais vozes femininas na construção de políticas públicas transformadoras. Estamos construindo um caminho onde inovação e igualdade andam lado a lado, com coragem, diálogo e visão de futuro”, ressaltou a prefeita.
Elisa participou da reunião ao lado de outros expoentes da política nacional como a senadora Tereza Leitão (PT-PE); a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP); a secretária de Trabalho da Prefeitura de Recife, Isabela Roldão; a vereadora Aava Santigado (PSDB-GO); a presidente do Instituto dos Bombeiros do Brasil, Coronel Solange Ribeiro; e a cofundadora da Rede Nacional de Educação Cidadã, Tashi Fáveri.
O evento de caráter suprapartidário, idealizado pelos institutos Quero Você Eleita e Azmina, tem como um dos objetivos elaborar a “Carta das Mulheres para a COP 30”, sob a governança do grupo Mulheres do Brasil. O texto será uma construção coletiva, após dois dias de painéis com lideranças femininas das cinco regiões e dos seis biomas do Brasil. Entre as convidadas mineiras estão também a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT) e a deputada federal Célia Xabriabá (PSOL-MG).
Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMU