UBERABA: Prefeitura é parceira do TecnoAgro 2024


21 de novembro de 2024

Programação com 40 palestras e painéis, num total de

48 horas contínuas de conteúdos sobre o agro inteligente

Aberto nesta quinta-feira, 21, em Uberaba, no Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa, o TecnoAgro 2024. O evento é uma promoção do Grupo Integração, com apoios da Prefeitura de Uberaba, governo do Estado de Minas Gerais e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

O encontro espera reunir cerca de 2 mil pessoas, de mais de 30 cidades da região, nesta quinta e na sexta-feira, 22. Em dois auditórios distintos, da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais por (Prodemge) e Sebrae, serão apresentadas 40 palestras e painéis, num total de 48 horas contínuas de conteúdos sobre o agro inteligente.

Além disto, o TecnoAgro coloca à disposição dos participantes e visitantes, 70 expositores com o que há de mais moderno no mundo do agro.

Na abertura, o CEO do Grupo Integração, Rogério Nery, disse que o TecnoAgro envolve as cinco tv’s abertas da rede, duas emissoras de rádio FM e os sites da Globo, como G1 e GE. Segundo ele, não foi difícil escolher Uberaba, afinal o município é hoje o mais rico do Agronegócio em Minas e 30º do país, sendo, atualmente, o maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil.

Rogério agradeceu o fato de a prefeita Elisa Araújo (foto em destaque)  ter abraçado a causa, ponto preponderante na escolha da cidade para sediar a mostra, que tem como principal fundamento levar conhecimentos à população sobre as altas tecnologias aplicadas no campo, de forma gratuita. 

A visão do Grupo Integração é de quem sabe da força do agro na economia nacional, expoente para o mundo, que, cada vez mais, precisa consumir proteínas animal e vegetal, sendo que nenhum outro país tem competência na área como o Brasil e nem a pujança da região do Triangulo e Uberaba.

Como vice-presidente da Cemig, o ex-ministro da Agricultura, Marcos Montes falou do seu entusiasmo com o evento, sobretudo por trazer como parceiro a sociedade urbana, em especial a imprensa, o que dará ainda mais respaldo ao agro. O dirigente aproveitou para afirmar que a Cemig está hoje voltada para o agro e anunciou a chegada, em larga escala, da rede trifásica no campo.

Falando em nome do governador Romeu Zema, o chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, Rodrigo Carvalho Fernandes acentuou que a agricultura tem lado, o lado da ciência. Ele enalteceu a escolha de Uberaba, celeiro do agronegócio no país e aproveitou para apontar dois projetos do governo mineiro de fundamental importância neste processo que são: o Selo Verde, com lastro técnico e científico, a cargo da UFMG, e o da Agricultura Irrigada Sustentável, que pretende aumentar de 15 para 40% a área irrigada no estado, visando produzir ainda mais alimentos em Minas.

Anfitriã do TecnoAgro, a prefeita Elisa Araújo acolheu os participantes e enfatizou que o desenvolvimento do agro perpassa indubitavelmente por tecnologia e inovação, fundamentais para o aumento da produtividade, credibilidade e riqueza do seguimento do agronegócio.

No evento, a prefeita Elisa pede que Cemig dê prioridade a área rural

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, iniciou a agenda desta quinta-feira (21) na abertura da TecnoAgro, evento dedicado à capacitação, inovação e tecnologia no agronegócio. Realizado no Pavilhão Multiuso da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), a prefeita aproveitou a abertura do evento para solicitar que a Cemig priorize os bairros rurais de Uberaba que enfrentam desafios com a rede elétrica.

“Que todos os investimentos da Cemig, citados pelo vice-presidente executivo da Companhia, Marcos Montes, tenham a canalização, prioritariamente, para a nossa região. Quero deixar meu pedido para que Uberaba e região sejam tratados de forma prioritária, devido a nossa importância, inclusive no desenvolvimento econômico, do qual o agronegócio faz parte”, enfatizou Elisa.

Além de Marcos Montes, a prefeita dividiu a palavra com o superintendente do Grupo Integração, Rogério Néri, e o chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Carvalho Fernandes. 

A prefeita participou, ainda, de um painel para falar sobre o futuro da pecuária e a forma como o município se prepara para atender as demandas do agronegócio. O painel foi mediado pela jornalista Adriana Salles e contou com a participação do zootecnista, Luiz Josahkian, e do engenheiro agrônomo, Sérgio de Zen.

Fonte:  Secretaria Especial de Comunicação/PMU - Fotos: André Santos




OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


11 de julho de 2025
Ação visa mostrar mais uma vez no Congresso Nacional a força do movimento municipalista por meio da união dos prefeitos e prefeitas de todo o país 
11 de julho de 2025
Participe do Mutirão de Renegociação de Dívidas neste sábado e garante o seu desconto de 100% em juros e multa
11 de julho de 2025
A administração pública acredita no poder do esporte como ferramenta de transformação social 
11 de julho de 2025
Preenchimento das informações é obrigatório para as cidades e condição essencial para acesso a recursos públicos federais voltados ao setor 
11 de julho de 2025
Um grupo de 233 presos participam do projeto de remição pela leitura no local; presídio foi inaugurado em março deste ano 
11 de julho de 2025
Paralelamente foi realizada palestra voltada a secretários e gestores municipais 
10 de julho de 2025
A importância do autoconhecimento, da autoestima e, principalmente, do reconhecimento e aceitação das nossas limitações 
10 de julho de 2025
Evento será realizado no próximo dia 25, às 19h, Parque de Exposições
10 de julho de 2025
Este ano com uma novidade especial que encanta toda a população de Campo Florido e região! 
10 de julho de 2025
Companhia Investe mais de R$30 milhões na cultura mineira ao ano por meio de leis de dedução fiscal estadual e federal