UBERABA: Feira da Agricultura Familiar vai acontecer todo início de mês no Calçadão


5 de agosto de 2025

 O sucesso nas vendas foi geral

Mais de 20 expositores participaram da segunda edição da Feira da Agricultura Familiar, nesta terça-feira (5), no Calçadão da Rua Artur Machado, no centro de Uberaba. Na oportunidade, o secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, anunciou que a feira vai acontecer uma vez por mês, sempre na primeira quinzena.

O evento organizado pela Secretaria do Agronegócio (Sagri), Emater, Sindicato Rural e Associação dos Horticultores do Vale do Rio Grande (Horvagra), contou com as parcerias da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel), Secretaria de Saúde, com oferta de vacinas, e da Fundação Cultural, com show da cantora Giovanna Rocha. 

Ao todo, 23 agricultores familiares e artesãos participaram da feira, que se estendeu das 8h às 14h. O sucesso nas vendas foi geral, seja no setor de hortifrutigranjeiros (maioria das bancas), seja nos segmentos de alimentação e artesanato.

Agnaldo Silva explicou que a primeira edição, em julho, visou homenagear o Agricultor Familiar no município. “A inciativa foi tão exitosa, que os organizadores decidiram pelo retorno ao Calçadão, aprovando também que a Feira da Agricultura Familiar continuará no local, uma vez por mês, sempre na primeira quinzena,” informou o secretário, adiantando que a próxima edição será no dia 9 de setembro. 

Agnaldo enfatizou que a ideia é que a feira ocorra sempre em alusão a datas comemorativas. “Desta vez foi em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Abadia, a próxima será referente à Independência do Brasil, Dia das Crianças e do Professor, em outubro e, assim por diante,” destacou.

Agnaldo Silva entende que, com a feira do Calçadão, a Sagri abre mais um canal de comercialização para o pequeno produtor e incentiva, assim, o incremento da produção de hortifrutigranjeiros no município. Fato, aliás, disse ele, reconhecido em recente reunião com produtores da Comunidade de São Basílio que destacaram o apoio que o atual governo dá à Agricultura Familiar.

O agricultor Júlio César Ferreira dos Santos disse que as vendas foram excelentes, destacando que a novidade agradou em cheio à população. O pequeno produtor Carlos Roberto Borges, das chácaras Mariitas, definiu como um espetáculo a feira no calçadão. “Temos que lutar para que ela continue,” defendeu, acrescentando que o segredo das vendas está no preço e, sobretudo, na qualidade dos produtos.

Dona Acidália Siqueira Cançado Cunha aprovou tanto a iniciativa que já garantiu presença no dia 9 de setembro. Eleusa Ribeiro, de Água Comprida, estava passeando pelo centro de Uberaba e não perdeu a oportunidade pra comprar verduras. Já Ricardo Dirceu, do São Benedito, e Maria Abadia Marcelino da Silva, do Estrela da Vitória, disseram que uma vez por mês é pouco e que a exemplo das feiras livres nos bairros, no centro, também deveria ser semanal.

O presidente da Associação dos Horticultores, Sérgio Nepomuceno, disse que a opção mensal para realização da feira, atende pedido dos agricultores que precisam ficar no campo produzindo. Além disto, acrescentou, eles têm o compromisso, todo sábado, há mais de três anos, com a Feira do Produtor. Diante de vários pedidos de feirantes para ingressar na mostra, Sérgio informou que a participação na Feira do Produtor, que acontece na Ceasa, é fator primordial.

Secretaria Especial de Comunicação/PMU - Fotos: Lílian Veronezi/PMU




OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


7 de novembro de 2025
Durante evento, foram eleitos os delegados que representarão o município na Etapa Territorial/Regional 
7 de novembro de 2025
Análise dos boletins revela os desafios e avanços da saúde no município
7 de novembro de 2025
Banco liberou R$ 761 milhões de janeiro a outubro a empresários e prefeituras da região, com destaque para o Agro; em Uberaba, foram atendidos o Grupo Uby e a CCM Indústria 
7 de novembro de 2025
A Educação Infantil de Itapagipe segue trilhando um caminho bonito e cheio de significado 
7 de novembro de 2025
Dentre os incentivos: a empreendimentos comerciais poderão chegar a dez anos de isenções do IPTU e de taxas de licenciamento e funcionamento, redução de até 90% do ISSQN por sete anos, isenções do ISS da obra e do ITBI (primeira transação) e remissão de débitos fiscais 
6 de novembro de 2025
Destaque para a substituição completa da cobertura e a pintura integral dos ambientes interno e externo 
6 de novembro de 2025
Solicitação foca no envio de kits de ajuda humanitária e materiais  para reparos emergenciais em residências e prédios públicos danificados
6 de novembro de 2025
Planejamento conjunto entre Estado e municípios garante mais eficiência na gestão educacional e no transporte escolar em todo o território mineiro 
6 de novembro de 2025
Ação realizada pela PMMG e o CBMMG incluiu a fiscalização de estabelecimentos suspeitos, abordagens a pessoas e veículos, e a checagem de depósitos e ferros-velhos 
6 de novembro de 2025
A minuta do novo plano foi apresentada em setembro, durante a terceira audiência pública sobre o tema