UBERABA: Conselho de Safra divulga números do sorgo em Uberaba e prevê soja em área de 90 mil hectares em 2026

Foram 51.300 hectares de área plantada em 2025, enquanto no ano passado foram 37 mil, um aumento de quase 40% na lavoura
Membros do Conselho de Safra de Uberaba, reunidos na última semana, fecharam os números da safrinha e divulgaram as primeiras estimativas da safra de Verão 2025/26. A soja deve manter a área plantada de quase 90 mil hectares no município.
A reunião contou com representantes da Secretaria do Agronegócio (Sagri), Emater, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e do Sindicato Rural de Uberaba (SRU) anfitrião do evento.
O conselho apresentou os números finais da safrinha com destaque para sorgo e trigo. O sorgo voltou a ser plantado em grande escala em Uberaba. Foram 51.300 hectares de área plantada em 2025, enquanto no ano passado foram 37 mil, um aumento de quase 40% na lavoura. Outro ponto importante do sorgo foi a produtividade.
“Na atual safra atingimos 5.700 quilos por hectare, média de 95 sacas por hectare e pico de até 111 sacas,” disse o agrônomo da Sagri, Salvador Miziara. Segundo ele, em 2024 a produtividade ficou na casa de 3.300 quilos por hectare. Com estes números, Uberaba voltou a figurar entre os principais municípios produtores do grão no Brasil. O ranking nacional, divulgado por estado, tem Góis em primeiro lugar, seguido de perto por Minas Gerais.
Já quanto ao trigo, depois de um ano sofrido com muitas perdas pela seca, Uberaba retomou boa safra, em 2025, com 6.900 hectares de área plantada. Destes, 4.100 foram de trigo sequeiro e 2.800 do irrigado.
O extensionista da Emater, Petrônio Silva, destacou a boa produtividade das lavouras de trigo no município, sobretudo o irrigado, com 5 mil quilos por hectare. “Com o aparecimento de novas variedades, específicas para o clima tropical, a expectativa é de um aumento de área na próxima safra,” salientou o técnico, justificando para tanto, a altíssima qualidade do trigo cerrado, que provoca verdadeira corrida dos moinhos ao trigo local, com a maioria das lavouras já casando produção com venda antecipada.
Ao final da reunião, o Conselho de Safra apresentou as primeiras previsões para a safra de Verão 2025/2026 no município. A expectativa unânime entre os conselheiros é de manutenção de áreas. Assim, são esperados 89.700 hectares de área plantada com soja, o que deve manter Uberaba entre os três maiores produtores do grão em Minas Gerais. A produção estimada é de 350 mil toneladas de soja, com produtividade, média, de 4.100 quilos por hectare.
De acordo com Petrônio, quanto ao milho, primeira safra, a expectativa para 2026 é manter a mesma área deste ano, da ordem de 4.580 hectares plantados. “A cada ano, sobretudo na safra de Verão, o plantio de milho vem caindo no município de Uberaba. Entendemos que isto se deve ao mercado, tanto no tocante aos custos da lavoura, como no preço final da saca de milho,” afirmou.
Quanto a lavoura da cana-de-açúcar as previsões só serão divulgadas em dezembro, com o final da atual safra. Porém, o conselheiro Petrônio entende que a área plantada de 120 mil hectares, neste ano, seja mantida em 2026. “Mas, o mesmo não se pode falar da produtividade. Fatores como intemperes da natureza e queimadas devem afetar a média atual, de 97,30 toneladas de cana por hectare,” disse.
Por cinco anos consecutivos, Uberaba se mantém como líder nacional na produção de cana, com uma produção entorno de 11 milhões de toneladas/ano.
Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMU