UBERABA: Comitê de Efeitos Climáticos instala posto de comando para monitoramento de áreas com risco e focos de incêndio

A escolha da base na Univerdecidade se deve ao fato
de a região concentrar a maior massa verde da cidade
O Comitê de Efeitos Climáticos da Prefeitura de Uberaba, presidido pelo vice-prefeito Mauricinho de Sá e integrado por secretarias e autarquias municipais, instalou nesta quarta-feira (10) um posto de comando no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental – Parque das Barrigudas, na Univerdecidade. O espaço será utilizado para o monitoramento de áreas sensíveis a queimadas e para o controle de incêndios já identificados.
Segundo o vice-prefeito Mauricinho de Sá, o aumento recente no número de focos de incêndio motivou a união das forças de segurança para a criação do centro de controle e tomada de decisões. A escolha da base na Univerdecidade se deve ao fato de a região concentrar a maior massa verde de Uberaba.
“Nos últimos dias verificamos que a possibilidade de os incêndios serem criminosos é muito grande. Por isso, reunimos as forças nesse ponto estratégico, de onde serão realizados sobrevoos de drone, além da disponibilização de veículos e equipes espalhadas pela cidade. A ideia é que, juntos, possamos tomar decisões de forma mais rápida”, destacou Mauricinho.
O comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Uberaba, tenente-coronel BM Josias Soares de Freitas Junior, ressaltou a importância da contribuição da população: “Sabe-se, por meio de estudos, que 99% dos incêndios têm origem humana. Seja de forma intencional ou não, alguém coloca fogo em algum ponto e as chamas acabam se espalhando. Por isso, o alerta à população é para evitar queimadas, inclusive o uso do fogo para eliminar lixo, e redobrar os cuidados neste período crítico. A combinação de ventos acima de 30 km/h, umidade relativa do ar abaixo de 30% e temperaturas superiores a 30 graus cria um cenário extremamente propício para a propagação do fogo.”
O secretário de Segurança Pública da Prefeitura de Uberaba, Weber Januário, também reforçou que é vital a colaboração da comunidade denunciando os responsáveis por atear fogo em terrenos baldios: “É fundamental reforçar que existem canais oficiais para esse tipo de denúncia: 190 [Polícia Militar], 153 [Guarda Civil Municipal] e 193 [Corpo de Bombeiros]. Ao acionar esses números, a população contribui para que as forças de segurança cheguem rapidamente ao local e possam responsabilizar os incendiários que vêm colocando em risco a cidade.”
O posto de comando permanecerá ativo sempre que houver necessidade de gerenciamento de crises ambientais e situações de risco relacionadas a queimadas e incêndios florestais.
Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMU