SACRAMENTO reforça ações de prevenção à sífilis durante o Outubro Verde

O combate à sífilis depende do acesso à informação,
da realização regular dos testes e da adesão ao tratamento adequado
A Secretaria Municipal de Saúde de Sacramento intensificou as ações de conscientização e prevenção à sífilis durante o Outubro Verde, mês dedicado à mobilização nacional sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento da doença, que possui cura e tratamento gratuito disponíveis na rede pública.
Durante todo o mês, o tema foi amplamente discutido nos grupos de saúde das Unidades Básicas e em ações educativas veiculadas na rádio local, com o objetivo de levar informação e promover a prevenção entre diferentes públicos.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município oferecem testes rápidos para detecção da sífilis, além da distribuição gratuita de preservativos, que continuam sendo a principal forma de prevenção contra a infecção.
De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), entre 1º de janeiro e 22 de outubro de 2025, Sacramento registrou 33 casos de sífilis adquirida — sendo 15 em mulheres e 18 em homens —, além de 6 casos de sífilis em gestantes.
A Secretaria de Saúde reforça que o combate à sífilis depende do acesso à informação, da realização regular dos testes e da adesão ao tratamento adequado. A detecção precoce é essencial para evitar complicações e interromper a cadeia de transmissão, especialmente em gestantes, prevenindo a sífilis congênita.
Com as ações do Outubro Verde, o município reafirma seu compromisso com a saúde preventiva e a promoção da qualidade de vida da população.
Fonte: Decom/Prefeitura de Sacramento










