Outubro Verde reforça importância de campanhas informativas para deter o avanço da transmissão da sífilis


4 de outubro de 2024

Nas formas mais graves da doença, como na fase terciária,

o não tratamento adequado pode levar à morte.

ste mês do ano é também dedicado à campanha Outubro Verde, que visa alertar a população para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento da sífilis. Além disso, em 19/10 celebra-se o Dia Nacional de Combate à Sífilis Congênita. A AMM convida os gestores a apoiar a campanha, uma vez que, em nível nacional, o agravo da doença tem apresentado aumento progressivo das taxas de transmissão vertical (das gestantes para bebês).


A sífilis é transmitida por meio de relações sexuais desprotegidas, sangue ou produtos sanguíneos (agulhas contaminadas ou transfusão com sangue não testado), além da transmissão da mãe para o filho em qualquer fase da gestação, no momento do parto ou pela amamentação.

O tratamento é estendido aos parceiros sexuais e é feito com antibióticos, além de ser acompanhado com exames clínicos e laboratoriais para avaliar a evolução da doença.

Trata-se de uma infecção curável, com tratamento relativamente simples, mas pegar uma vez não confere imunidade. Nas formas mais graves da doença, como na fase terciária, o não tratamento adequado pode levar à morte.

Pelo fato de ser uma doença para a qual existe a possibilidade de diagnóstico precoce e ser detectada pelos serviços de atenção primária, por meio de testes rápidos disponibilizados nas unidades básicas de Saúde (UBS), são necessárias ações informativas para deter o avanço da transmissão, uma vez que é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) exclusiva do ser humano. 

O uso de preservativos (tanto femininos como masculinos) durante todas as relações sexuais é a maneira mais segura de prevenir a doença. O acompanhamento das gestantes e dos parceiros durante o pré-natal contribui para o controle da sífilis congênita.

Ações nos municípios

As medidas importantes que os municípios devem manter durante todo o ano são as ações de educação sexual envolvendo as diversas faixas etárias da população. Entre as atividades o foco deve ser direcionado ao planejamento familiar; ao pré-natal; às ações voltadas para o público presente nas salas de espera das unidades de saúde, escolas e universidades, além dos grupos de maior vulnerabilidade, constituído por pessoas do sexo masculino com idade entre 20 e 29 anos.

Cenário

Dados do Ministério da Saúde apontam que, enquanto em 2012 a taxa de detecção de sífilis adquirida (transmitida de pessoa para pessoa) foi de 14,1% por 100 mil habitantes, em 2022 o percentual aumentou para 99,2% para cada 100 mil pessoas.

No caso do diagnóstico de sífilis em gestantes, a taxa de detecção saltou de 5,7% em 2012 para 32,4% em 2022. Já a taxa de incidência de sífilis congênita para cada grupo de mil nascidos vivos passou de 4% em 2012 para 10,3% em 2022.

Em Minas Gerais o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) revela que entre 2018 e 2022 foram contabilizados 80.788 casos de sífilis adquirida. A taxa de detecção, que em 2018 era de 69,8% por 100 mil habitantes, saltou em 2022 para 99,6%.

No caso de sífilis em gestantes, entre 2018 e 2022 foram notificados 27.901 casos de sífilis. A taxa de incidência que em 2018 era de 20,7% passou para 27,3% em 2022.

Quanto à transmissão de sífilis de gestantes para bebês, entre 2018 e 2022 o Sinan revela que Minas Gerais contabilizou 10.911 casos. A taxa de incidência varia entre 7,2% a 9,5% para cada grupo de mil nascidos vivos.

Mais informações na SES-MG: https://www.saude.mg.gov.br

Fonte: AMM


OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


23 de maio de 2025
Estado é o primeiro a adotar a ferramenta que auxilia no levantamento das condições de diversos componentes que interferem nas condições das vias 
23 de maio de 2025
Obra integra amplo processo de revitalização do espaço
23 de maio de 2025
Por meio do Programa de Aceleração de Crescimento - PAC, no valor superior a R$ 8 milhões, a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), é uma das conquistas do município 
23 de maio de 2025
Visa conscientizar estudantes frutalenses sobre a importância da saúde animal, vegetal, ambiental e da segurança alimentar
23 de maio de 2025
As fichas de qualificação dos indicadores do componente de qualidade, já disponíveis para download, vão apoiar profissionais e municípios na melhoria dos resultados em saúde e na qualificação da assistência ofertada às populações e comunidades
23 de maio de 2025
Objetivo é promover a cidadania ativa entre os estudantes da rede pública e transformar o aprendizado sobre participação cidadã em ações concretas de melhoria nas escolas e no cotidiano dos alunos 
22 de maio de 2025
Projeto posiciona a cidade como referência nacional em energia limpa e deverá gerar cerca de 1.000 empregos diretos 
22 de maio de 2025
Encontro teve por objetivo fortalecer o diálogo entre as administrações locais e o governo federal 
22 de maio de 2025
A Prefeitura de Campo Florido convida todos os fazedores de cultura  para uma audiência pública fundamental para o setor!
22 de maio de 2025
O agente de contratação é responsável desde a divulgação do edital até a homologação do processo