UBERABA participa do projeto Estudantes em Movimento, iniciativa do Conselho Nacional de Controle Interno

Objetivo é promover a cidadania ativa entre os estudantes da rede pública e transformar o aprendizado sobre participação cidadã em ações concretas de melhoria nas escolas e no cotidiano dos alunos
Uberaba está entre os municípios selecionados para a edição de 2025 do projeto Estudantes em Movimento, uma iniciativa do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) em parceria com controladorias-gerais e secretarias de educação de estados e municípios.
Além de Uberaba, participarão desta edição os municípios de Brumadinho (MG), Conceição do Mato Dentro (MG), Paracatu (MG), Aparecida de Goiânia (GO), Rio Quente (GO), Vila Velha (ES) e Brusque (SC), e os estados da Bahia e de Pernambuco.
A iniciativa, que une controle interno e educação, tem como objetivo promover a cidadania ativa entre os estudantes da rede pública e transformar o aprendizado sobre participação cidadã em ações concretas de melhoria nas escolas e no cotidiano dos alunos. Todas as etapas contam com o apoio das controladorias e secretarias de educação locais.
O projeto prevê a aplicação de auditoria cívica pelos próprios estudantes como ferramenta de avaliação da escola e execução de ações voltadas à solução dos problemas identificados. A formação dos professores orientadores será ainda neste mês.
Conforme a controladora-geral do Município de Uberaba, Júnia Camargo, a ação promove uma competição saudável que envolve alunos, professores, servidores, pais e toda a comunidade escolar, fortalecendo a rede de participação cidadã.
“A educação é essencial para o desenvolvimento de competências cidadãs e para a formação de indivíduos conscientes de seus direitos e deveres. Por isso, conceitos como integridade, transparência, controle social e auditoria cívica devem ser trabalhados desde a escola”, afirmou Júnia.
A secretária municipal de Educação, Juliana Petek, ressaltou que a participação estudantil é uma importante ferramenta pedagógica. “Queremos que nossos jovens sejam protagonistas de ações que promovam melhorias em suas comunidades escolares e reconheçam a escola como um espaço de transformação”.
Cada município e estado selecionado pode inscrever até dez escolas, com equipes formadas por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental ou Médio. O projeto é estruturado em atividades pedagógicas e avaliativas, com cronograma de execução e mecanismos de pontuação e classificação.
A escola municipal e a escola estadual com melhor desempenho receberão R$ 10 mil, enquanto o professor orientador de cada projeto receberá R$ 5 mil. Também serão reconhecidas as controladorias, secretarias de educação e profissionais da imprensa que contribuírem com o projeto. Os vencedores serão anunciados neste ano.
Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMU