GOVERNO DO ESTADO: Alvarás de projetos arquitetônicos já podem ser solicitados de forma on-line


4 de outubro de 2024

Serviço digital evita deslocamentos e proporciona mais agilidade na tramitação dos processos


Empresas, empreendedores e cidadãos que precisam de aprovação da vigilância sanitária no projeto arquitetônico dos seus estabelecimentos agora podem realizar todo o processo de forma on-line. O serviço foi disponibilizado, nessa quarta-feira (2/10), na plataforma Visa Digital, pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

O novo módulo, além de facilitar o envio dos documentos pelos usuários, eliminando a necessidade de deslocamentos, também vai agilizar a tramitação dos processos entre as Unidades Regionais de Saúde (URS) e o nível central da pasta, que até então era feita por meio físico, e, consequentemente, reduzir o tempo de retorno das avaliações.

“A Vigilância Sanitária estadual avalia, por ano, uma média de oito mil projetos arquitetônicos de estabelecimentos sujeitos a controle sanitário, que são classificados como de alto risco”, informa a diretora de Vigilância e Estrutura Física da SES-MG, Renata França Leitão de Almeida.

“Com o novo módulo, os requerentes poderão solicitar a aprovação dos projetos e anexar os documentos direto no sistema, o que trará mais comodidade, transparência e agilidade no processo”, declara. 

Ela explica que os usuários terão acesso às atualizações de status das avaliações, por meio do protocolo recebido na solicitação, e poderão acompanhar cada etapa, além de receber o retorno das análises na mesma interface.

“Esse novo módulo também vai facilitar a tramitação dos processos entre as regionais e o nível central e ainda gerar relatórios gerenciais, que vão propiciar o acompanhamento de prazos. Assim, poderemos planejar melhor as nossas ações e melhorar cada vez mais a prestação de serviços da Vigilância Sanitária para a população”, afirma a diretora.

Acesso ao serviço

O serviço Requerimento de Aprovação de Projeto Arquitetônico pode ser acessado em https://visadigital.saude.mg.gov.br /.

Para realizar o login no sistema, é necessário ter conta cadastrada no portal de serviços do Governo Federal, GOV.BR

O Visa Digital possui integração com a Junta Comercial (Jucemg) e com a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF-MG) e gera automaticamente a guia para pagamento da taxa de expediente (se houver). 

O serviço está disponível para novas solicitações, incluindo as reapresentações para avaliação de estabelecimentos isentos de pagamento de taxa. Os processos em tramitação, que já tiverem a taxa paga, terão sequência e serão concluídos fora do Visa Digital.

Inicialmente, para este módulo, o sistema será para novas solicitações e para estabelecimentos isentos de pagamento de taxa. Os processos em tramitação que já tenham realizado o pagamento da taxa deverão dar sequência na tramitação iniciada e serão concluídos fora do Visa Digital.

Visa Digital

Criado em novembro de 2023, o Visa Digital é um sistema de informações desenvolvido pela Vigilância Sanitária estadual como ferramenta de melhoria e modernização dos serviços, informatização e simplificação dos procedimentos, solicitações e consultas. 

Desde o seu lançamento, o sistema disponibiliza o serviço de Solicitação de Alvará Sanitário, que tem a finalidade de licenciar as atividades econômicas de alto risco. Até o dia 25 de setembro de 2024, 1031 solicitações já haviam sido registradas e 413 alvarás sanitários foram emitidos por meio do Visa Digital.

“O objetivo do sistema é desburocratizar e descomplicar a vida de quem quer empreender. Nesse sentido, vamos digitalizar todos os serviços que a Vigilância Sanitária estadual realiza”, anuncia o subsecretário de Vigilância em Saúde de Minas Gerais, Eduardo Prosdocimi.

“Nosso intuito é eliminar o papel, evitar retrabalho e simplificar os processos, objetivando cada vez mais facilitar a vida do cidadão, mas garantindo toda a segurança inerente ao processo e entregando um sistema de saúde robusto, simples, digital e eficiente para a população”, conclui o subsecretário.

Outros serviços

A Vigilância Sanitária estadual atua de modo complementar à União e aos municípios e presta outros serviços, como o cadastro de farmácias para manipulação, cadastro de drogarias e farmácias para comercialização de produtos específicos, termo de abertura e encerramento de livros de receituário geral de farmácia de manipulação, notificação de início de fabricação de produtos alimentícios dispensados de registros, e emissão de Certidão de Venda Livre para Exportação de Alimentos (CVLEA), entre outros, além de ser um canal de sugestões, denúncias e reclamações de estabelecimentos e produtos.

Para orientações sobre como solicitar os serviços e outras informações, acesse o Portal da Vigilância: http://vigilancia.saude.mg.gov.br/index.php/vigilancia-sanitaria.

As dúvidas, denúncias e reclamações devem ser enviadas no Fale Conosco da SES-MG: https://www.saude.mg.gov.br/fale-conosco.

Fonte: Agência Minas

OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


23 de maio de 2025
Estado é o primeiro a adotar a ferramenta que auxilia no levantamento das condições de diversos componentes que interferem nas condições das vias 
23 de maio de 2025
Obra integra amplo processo de revitalização do espaço
23 de maio de 2025
Por meio do Programa de Aceleração de Crescimento - PAC, no valor superior a R$ 8 milhões, a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), é uma das conquistas do município 
23 de maio de 2025
Visa conscientizar estudantes frutalenses sobre a importância da saúde animal, vegetal, ambiental e da segurança alimentar
23 de maio de 2025
As fichas de qualificação dos indicadores do componente de qualidade, já disponíveis para download, vão apoiar profissionais e municípios na melhoria dos resultados em saúde e na qualificação da assistência ofertada às populações e comunidades
23 de maio de 2025
Objetivo é promover a cidadania ativa entre os estudantes da rede pública e transformar o aprendizado sobre participação cidadã em ações concretas de melhoria nas escolas e no cotidiano dos alunos 
22 de maio de 2025
Projeto posiciona a cidade como referência nacional em energia limpa e deverá gerar cerca de 1.000 empregos diretos 
22 de maio de 2025
Encontro teve por objetivo fortalecer o diálogo entre as administrações locais e o governo federal 
22 de maio de 2025
A Prefeitura de Campo Florido convida todos os fazedores de cultura  para uma audiência pública fundamental para o setor!
22 de maio de 2025
O agente de contratação é responsável desde a divulgação do edital até a homologação do processo