Gestores elogiam orientações das arenas do Conexão CNM; evento reuniu centenas de participantes

Evento realizado em Uberlândia reuniu mais de 300 participantes
em oito arenas de importantes áreas da gestão
Gestores mineiros saíram satisfeitos depois de marcarem presença no Conexão CNM de Uberlândia. Encerrado nesta quarta-feira, 1º de outubro, o evento de capacitação com colaboradores e consultores da Confederação Nacional de Municípios (CNM) reuniu mais de 300 participantes em oito arenas de importantes áreas da gestão local durante dois dias de imersão.
Servidor de Santa Vitória, John Reis acompanhou as orientações da Confederação na área de Consórcios Públicos. Segundo o participante, os conhecimentos adquiridos no evento em Minas Gerais irão representar uma nova forma de pensar a gestão pública na sua cidade. “Achei bem importante o evento porque abre a nossa cabeça para uma melhor atuação no Município. A gente pode conseguir executar políticas públicas mais conjuntas pelos consórcios públicos e também economizar. A gente veio em uma comitiva com onze pessoas e o prefeito. Todos gostaram muito. Valeu muito a pena participar”, avaliou.
A cidade de Guarda-Mor esteve representada no evento pela secretária-adjunta de Desenvolvimento, Leila Leite. Em dois dias de imersão na arena de Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional, a participante destacou o que mais chamou a sua atenção e estava surpresa com a qualidade das informações repassadas gratuitamente aos representantes de Municípios filiados à Confederação.
“Acho que serão muito proveitosas as orientações sobre o Sistema de Segurança Alimentar [Sisan]. Não sabíamos o que era necessário para o Município fazer a adesão e aqui conseguimos essas orientações. A gente tem uma demanda muito grande de cesta básica com famílias que não conseguem sair da vulnerabilidade. A CNM nos esclareceu bem. Acho que a adesão ainda é uma vantagem, porém ainda falta muito para chegar ao que a gente precisa, teria que ter um cofinanciamento”.
A participante ainda complementou. “Eu não conhecia esse evento da CNM. Outra secretária que me falou dele e agora acho que deveria ter vindo a equipe toda. A prefeitura às vezes paga curso para a gente fazer sendo que aqui é de graça. Não pensei que o evento era tão grandioso e esse aqui me surpreendeu”, relatou.
Viabilidade
Outro participante que saiu satisfeito do Conexão CNM foi o servidor do Município de Pedrinópolis Wesley Malaquias. Ele informou que já conhecia a atuação da Confederação em um projeto nacional da área de Previdência em que a sua cidade foi uma das contempladas. “Há dois anos a gente foi selecionado pela CNM em um grupo de 60 Municípios para participar do grupo do Previdência Sustentável e, desde então, a gente está com essa parceria na implementação da Reforma da Previdência. Aqui, no Conexão, viemos saber mais da reforma que estamos tentando implementar de uma forma mais assertiva. Esse evento é ótimo para nós que estamos no interior de Minas Gerais e fica muito difícil ir a Brasília para trocar essa experiência que é muito valiosa”, considerou.
Confira a Galeria de Fotos dos dois dias de evento.
Próximas edições
Outras edições do Conexão CNM estão previstas para os próximos dias. No site oficial do evento, o interessado pode conferir a programação e fazer a inscrição para o evento mais próximo da sua cidade. Vale reforçar que a participação é gratuita para os representantes de Municípios filiados à Confederação e com contribuições em dia com o movimento municipalista. Clique aqui para conferir o calendário e confirmar a sua presença.