‘Diga Sim ao SIM!’: edital pretende ajudar Serviços de Inspeção Municipal para estimular regularização


30 de outubro de 2024

Chamada pública está aberta até 31/10 e visa colocar no mercado

alimentos de origem animal mais seguros e fortalecer os produtores


Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) acaba de publicar o Edital de Chamada Pública 03/2024, para interessados em participar do Projeto “Diga sim ao SIM!”. O chamamento é voltado para Consórcios Públicos Municipais ou municípios individualmente que possuam Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O prazo para se inscreverem termina dia 31/10.

A iniciativa visa qualificar Serviços de Inspeção Municipais (SIM) organizados de forma consorciada ou individual para integração ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) e estimular a regularização de produtores de produtos de origem animal. 

Os objetivos são aprimorar as atividades dos SIM’s, promover a formação de equipe técnica qualificada, aperfeiçoar o controle de qualidade dos produtos, incentivar a equivalência e preparar para a integração ao Sisbi-POA. O grande número de agroindústrias informais e o interesse dos municípios na regularização do seu Serviço de Inspeção Municipal foram motivadores do projeto.

“Em muitos casos, essa situação deve-se à falta de infraestrutura física dos SIM’s e, principalmente, de pessoal treinado nos municípios, o que acaba limitando o acesso do produtor para regularizar seu estabelecimento. O resultado acaba sendo a venda de produtos informais a preços abaixo do que seria justo pagar ao produtor, logo, prejuízo para o município na geração de renda e de empregos”, explica o superintendente de Abastecimento Alimentar e Cooperativismo da Seapa, Gilson de Assis Sales.

Com o “Diga Sim ao SIM!”, o Governo de Minas Gerais espera obter, até 2026, o reconhecimento da equivalência e integração de SIM’s individuais ou consorciados ao Sisbi-POA em pelo menos 50% dos municípios do estado. 

Com o projeto, espera-se, entre outros resultados, a aumento da oferta de produtos com características regionais e artesanais, e por consequência a preservação de produtos tradicionais, o fortalecimento do sistema de saúde animal, a promoção da segurança alimentar, a ampliação do mercado consumidor em nível regional e estadual, o desenvolvimento local, e a geração de emprego e renda.

“Além disso, a iniciativa encontra respaldo no Consórcio de Integração dos estados do Sul e do Sudeste - Cosud, pois trata-se de uma ação conjunta entre os esses estados, aprovada neste fórum, que tem objetivo estimular o desenvolvimento municipal e a regularização das agroindústrias de pequeno porte”, complementa Gilson Sales.

Fonte: Agência Minas - Foto: Diego Vargas/Seapa-MG


OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


14 de novembro de 2025
Atividade marcou mais uma edição do Museu na Escola 
14 de novembro de 2025
Objetivo da iniciativa é promover práticas educativas baseadas na cooperação e na cidadania 
14 de novembro de 2025
Participantes também passaram por capacitação em empreendedorismo 
13 de novembro de 2025
Na foto em destaque: Donato Ferreira, Rafael Alexandre, Rose Martins,(servidores da Prefeitura das secretarias de obras e Meio Ambiente), Hamilton Santos(sócio-diretor da HRT Incorporadora) Marino Martins Jr (Consultor Ambiental) Ronai Ramos - Presidente Associação das Construtoras e Incorporadoras da Riviera da Canastra (CIRC)
Por Vanessa Amvale 13 de novembro de 2025
Em celebração ao Dia da Consciência Negra, a Secretaria Municipal de Cultura de Sacramento promove, no dia 19 de novembro, o Baile de Gala da Consciência Negra, a partir das 19h30, no Curral Eventos. 
13 de novembro de 2025
Programação desenvolvida pela Amvale e pelo Convale, em parceria com os municípios associados e com o apoio da Sala Mineira do Empreendedor 
13 de novembro de 2025
Prepare o coração e traga toda a família para viver  essa magia na Chegada do Papai Noel! ❤️🎁
13 de novembro de 2025
A Amvale é apoiadora do principal encontro regional de tecnologia para prefeituras 
7 de novembro de 2025
Banco liberou R$ 761 milhões de janeiro a outubro a empresários e prefeituras da região, com destaque para o Agro; em Uberaba, foram atendidos o Grupo Uby e a CCM Indústria 
7 de novembro de 2025
Os incentivos: a empreendimentos comerciais poderão chegar a dez anos de isenções do IPTU e de taxas de licenciamento e funcionamento, redução de até 90% do ISSQN por sete anos, isenções do ISS da obra e do ITBI (primeira transação) e remissão de débitos fiscais