Minas Gerais adota sistema para identificar local de quem fizer chamadas de emergência


29 de setembro de 2025

Tecnologia do Siloc permite encontrar endereço exato do celular usado

para acionar os polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros

O Governo de Minas anunciou, sexta-feira (26/9), a utilização de uma nova ferramenta que permite obter de forma precisa e automática o ponto de partida das chamadas de emergência feitas por celular para o 190 da Polícia Militar (PMMG), o 197 da Polícia Civil (PCMG) ou o 193 do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG). 

O Sistema de Localização (Siloc) facilitará o atendimento de chamadas feitas por crianças, idosos ou pessoas que tenham dificuldade em informar o endereço onde estão e permitirá, também, localizar pessoas perdidas em trilhas, além de coibir eventuais trotes. 

Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG), em parceria com as Forças de Segurança do Estado, o Siloc é um sistema web que visa aprimorar o atendimento de chamadas de emergência, recebendo e exibindo as informações em tempo real da geolocalização das ligações originadas de dispositivos móveis.

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, a adoção do Siloc demonstra o compromisso estratégico do Governo de Minas com a transformação digital e a governança baseada em dados, alinhada às melhores práticas de gestão pública e aos marcos regulatórios nacionais.

"Trata-se de um passo essencial para consolidar um modelo de segurança pública mais proativo, preventivo e centrado no cidadão, garantindo que Minas Gerais continue sendo referência nacional em inovação e eficiência no atendimento de emergências", destaca Rogério Greco.

A nova ferramenta já está sendo utilizada pelos atendentes do Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciad), localizado na Cidade Administrativa, onde são recebidas as chamadas de emergência das três Forças de Segurança.

Como funciona 

O Siloc utiliza a tecnologia AML (sigla para localização móvel avançada, em inglês), serviço de localização de emergência gratuito e instantâneo para smartphones, que cruza dados de GPS, wi-fi e torres de celular para enviar a localização precisa do aparelho que ligar para um dos serviços de emergência. O sistema é acionado automaticamente e funciona em dispositivos Android e iOS, sem necessidade de aplicativos adicionais. 

O celular usado na chamada tem sua localização ativada automaticamente, sendo os dados enviados à central de atendimento de emergência. Os atendentes recebem a geolocalização em tempo real, viabilizando um despacho mais rápido das equipes. As principais vantagens são a precisão das informações, o que reduz o tempo de resposta para situações críticas e emergências. A capacidade do sistema de funcionar mesmo em áreas com pouca cobertura viabiliza o envio de informações via SMS, favorecendo o socorro a pessoas perdidas em matas ou trilhas ecológicas. 

Números 

A Polícia Civil de Minas recebeu um total de 117.288 chamadas de emergência feitas ao telefone 197, somente entre janeiro e agosto deste ano. Pela Polícia Militar, o total de acionamentos recebidos pelo 190, no mesmo período, foi de 2,3 milhões de ligações.

Já o Corpo de Bombeiros recebeu em média 1,2 mil chamadas diárias de emergência pelo número 193, somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, os períodos de estiagem chegam a ter o pico de 3 mil chamadas por dia. Há ainda uma média de 70 atendimentos mensais, de vítimas perdidas em mata ou trilhas no estado.

Fonte: Agência Minas - Fotos: Tiago Ciccarini/Sejusp 

OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


29 de setembro de 2025
Modalidade é voltada a localidades com até 50 mil habitantes
29 de setembro de 2025
Foram realizadas abordagens e conversas com moradores 
29 de setembro de 2025
Em pauta, assuntos fundamentais para o bem-estar da mãe e do bebê
29 de setembro de 2025
48 empresas e 60 instituições parceiras ofertaram as oportunidades de trabalho em diversos setores 
26 de setembro de 2025
Serviço atende aproximadamente 200 alunos através de cinco linhas de transporte 
26 de setembro de 2025
Agência do Governo de Minas esteve na cidade pela primeira vez e conheceu de perto o potencial econômico da região 
25 de setembro de 2025
Documento orienta gestores municipais sobre o  funcionamento dos conselhos para o acesso ao ICMS Esportivo
25 de setembro de 2025
Temas relevantes para o desenvolvimento urbano são o alvo do evento 
25 de setembro de 2025
Iniciativa tem como objetivo estreitar a relação da CNM com os gestores municipais e oferecer capacitação técnica de alto nível. 
24 de setembro de 2025
Entre as principais pautas: revisão de despesas municipais que deveriam ser custeadas pelo Estado, ampliação dos investimentos em Saúde e a conservação das estradas estaduais