UBERABA: Secretária de Saúde assume presidência do Cosems Triângulo Sul


19 de maio de 2025

Chapa foi eleita de forma unânime para liderar o colegiado durante o biênio 2025/2026

A secretária de Saúde de Uberaba, Valdilene Rocha (foto em destaque), tomou posse quinta-feira (15) como presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) da Macrorregião Triângulo Sul. A cerimônia marca o início do mandato da nova diretoria regional, eleita no último dia 13 de fevereiro.

A chapa única “Avança Saúde Triângulo” foi eleita de forma unânime para liderar o colegiado durante o biênio 2025/2026. Além de Valdilene Rocha na presidência, a diretoria será composta por Eder Aguiar Teixeira (Iturama), como vice-presidente; Danielle Ribeiro Borges de Castro Reis (Pirajuba), como secretária-geral; André Luiz de Morais Parula (Planura), como 1º secretário; Lilia Kelly da Silva (Veríssimo), como 2ª secretária; e Thais Fabiana Silva (Pedrinópolis), como 3ª secretária.

Durante o processo eleitoral, realizado virtualmente, não houve renúncia nem substituição de candidatos. A nova diretoria assume com a missão de articular os gestores municipais de saúde da região, promovendo o fortalecimento das políticas públicas e da integração entre as microrregiões de Frutal, Iturama e Araxá.

Sobre a posse, Valdilene destacou a importância do cargo e o compromisso com a saúde pública. “Assumir a presidência do Conselho Municipal de Secretários de Saúde da região Triângulo Sul é muito importante e desafiador. Uberaba, como sede da macrorregião, tem a responsabilidade de aproximar os municípios e discutir, com conhecimento de causa, os problemas que impactam toda a região. Precisamos avançar cada dia mais na saúde”, afirmou.

A presidente também ressaltou o papel dos secretários municipais na promoção de uma atenção à saúde mais humanizada, eficiente e ágil. Segundo ela, a atuação conjunta com os demais gestores serão fundamentais para fortalecer o sistema de saúde regional.

“Vamos investir também em tecnologias que permitam cuidar melhor das pessoas. É uma oportunidade de participar de reuniões em níveis estadual e federal, contribuindo com decisões estratégicas e alinhadas às necessidades da população”, completou.

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMU 

OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


30 de dezembro de 2025
Para 2026, a trajetória dos repasses do FPM dependerá do desempenho da economia e da estabilidade da arrecadação federal
30 de dezembro de 2025
Os recursos poderão ser investidos pelo município em áreas prioritárias 
Por Lúcio Amvale 30 de dezembro de 2025
Execuções ao longo de 2025 refletem um planejamento voltado para atender demandas históricas da população 
30 de dezembro de 2025
Gestão Municipal investe para o fortalecimento da leitura e da formação cultural no município 
30 de dezembro de 2025
Pagamento terá início em 9/2 e mais de 3 milhões de veículos estão isentos do imposto
30 de dezembro de 2025
Consumidora ganhou com bilhete gerado por uma compra de pouco mais de R$ 100
29 de dezembro de 2025
Orientação importante para o planejamento do próximo exercício orçamentário; permite que os gestores ajustem metas e aloquem recursos de forma mais eficiente 
29 de dezembro de 2025
O objetivo é assegurar que a destinação e a execução dos recursos públicos sejam plenamente identificáveis, auditáveis e acessíveis à sociedade 
29 de dezembro de 2025
Evento fez parte das comemorações pelos 72 anos de emancipação do município 
29 de dezembro de 2025
A proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue,  Chikungunya e Zika Vírus, aumenta com períodos de chuva e de calor intenso