UBERABA: Secretária de Saúde assume presidência do Cosems Triângulo Sul

Chapa foi eleita de forma unânime para liderar o colegiado durante o biênio 2025/2026
A secretária de Saúde de Uberaba, Valdilene Rocha (foto em destaque), tomou posse quinta-feira (15) como presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) da Macrorregião Triângulo Sul. A cerimônia marca o início do mandato da nova diretoria regional, eleita no último dia 13 de fevereiro.
A chapa única “Avança Saúde Triângulo” foi eleita de forma unânime para liderar o colegiado durante o biênio 2025/2026. Além de Valdilene Rocha na presidência, a diretoria será composta por Eder Aguiar Teixeira (Iturama), como vice-presidente; Danielle Ribeiro Borges de Castro Reis (Pirajuba), como secretária-geral; André Luiz de Morais Parula (Planura), como 1º secretário; Lilia Kelly da Silva (Veríssimo), como 2ª secretária; e Thais Fabiana Silva (Pedrinópolis), como 3ª secretária.
Durante o processo eleitoral, realizado virtualmente, não houve renúncia nem substituição de candidatos. A nova diretoria assume com a missão de articular os gestores municipais de saúde da região, promovendo o fortalecimento das políticas públicas e da integração entre as microrregiões de Frutal, Iturama e Araxá.
Sobre a posse, Valdilene destacou a importância do cargo e o compromisso com a saúde pública. “Assumir a presidência do Conselho Municipal de Secretários de Saúde da região Triângulo Sul é muito importante e desafiador. Uberaba, como sede da macrorregião, tem a responsabilidade de aproximar os municípios e discutir, com conhecimento de causa, os problemas que impactam toda a região. Precisamos avançar cada dia mais na saúde”, afirmou.
A presidente também ressaltou o papel dos secretários municipais na promoção de uma atenção à saúde mais humanizada, eficiente e ágil. Segundo ela, a atuação conjunta com os demais gestores serão fundamentais para fortalecer o sistema de saúde regional.
“Vamos investir também em tecnologias que permitam cuidar melhor das pessoas. É uma oportunidade de participar de reuniões em níveis estadual e federal, contribuindo com decisões estratégicas e alinhadas às necessidades da população”, completou.
Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMU