UBERABA: Samu celebra 18 anos e recebe imagem de Nossa Senhora da Abadia


21 de julho de 2025

No período, foram registrados mais de 650 mil acolhimentos pelos profissionais capacitados tecnicamente e emocionalmente para lidar com as situações diversas de emergência

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu na manhã de sexta-feira, 18, a visita da imagem de Nossa Senhora da Abadia, durante a celebração do aniversário da unidade em Uberaba, que desde 2007 presta serviços de assistência emergencial. 

Na oportunidade, servidores do Samu coroaram a Santa. O ato foi seguido por canto, orações, agradecimento e emoção. Após as bênçãos da padroeira de Uberaba, servidores compartilharam um café julino em celebração ao Serviço, que completa 18 anos, oficialmente, neste domingo (20). 

Responsável técnico do Samu, o médico Luiz Fernando Corrêa relatou que os desafios são inúmeros, mas a gratidão também, inclusive por fazer parte da equipe. “Quando o telefone toca, o pedido de socorro pode ser para uma ocorrência clínica, traumática, psiquiátrica, pediátrica, obstétrica ou até mesmo para tirar dúvidas de saúde, dentre outros assuntos, e estamos sempre prontos a atender”, destacou o profissional, contando que tem oito anos de serviços prestados. 

Há 16 anos no Samu, a coordenadora do Complexo Regulador, Tacimara Oliveira, não tem dúvidas: esta é sua segunda família. “O Samu foi um divisor de águas na minha vida profissional e posso dizer, com toda tranquilidade, que esse é o melhor trabalho que eu poderia ter. Sei que por meio dele faço a diferença, nós fazemos a diferença na vida das pessoas”, disse. 

A enfermeira e referência técnica do Samu, Ana Karolina Souza Oliveira, contou que tem dez anos de trabalho e que sempre sonhou em cuidar de pessoas. “Desde criança eu queria trabalhar na área de saúde, não sabia que seria o Samu, e hoje eu me sinto realizada. Só tenho gratidão a esse trabalho que me dá a oportunidade de atender a população de forma geral, sem distinção”, relatou. 

O diácono Nivaldo Martinelli, que recentemente precisou do Samu, agradeceu o atendimento, destacando que os profissionais são os bons samaritanos dispostos a servir em qualquer situação. “É uma honra estar aqui hoje para essa bênção. Sabemos que esse trabalho não é fácil, há muitos desafios. Há dez dias precisei do atendimento do Samu e fui prontamente assistido”, comentou.

Ao longo de 18 anos foram registrados mais de 650 mil acolhimentos pelos profissionais capacitados tecnicamente e emocionalmente para lidar com as situações diversas de emergência. Atualmente, 82 servidores, incluindo enfermeiros, médicos, socorristas e os da área administrativa, trabalham na unidade. 

De acordo levantamentos do Samu, no primeiro semestre deste ano foram registradas 18.458 ligações acolhidas por meio do 192 e 10.493 atendimentos com as Unidades de Suporte Básico (USB) e Suporte Avançado (USA).

A frota de Uberaba é composta por uma USA, duas USB e uma unidade de resgate mista, parceria do Samu com o Corpo de Bombeiros Militar. Em março deste ano, Uberaba recebeu três ambulâncias do Governo Federal para renovação de frota, com utilização exclusiva no Samu 192, no valor de R$ 289.00,00 cada, somando R$ 867.000,00. Os veículos são da marca Renault, modelo Master, Ano/Modelo: 2024/2025, adaptados para ambulância.

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMU 

OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


9 de dezembro de 2025
Um dos questionamentos: "Se o município tem autonomia para decidir pela manutenção ou não do contrato após a privatização da Copasa" 
9 de dezembro de 2025
Encontro serviu para avaliar o primeiro ano do segundo mandato e apresentar as ações estratégicas para 2026 
9 de dezembro de 2025
ABERTURA: 09/12/2025 - FECHAMENTO: 10/12/2025
Por Vanessa Amvale 8 de dezembro de 2025
Palestrantes trataram sobre as mais diversas vias de homologação da nota
8 de dezembro de 2025
Solenidade também marcou apresentação  da carta do Rio de Janeiro, com propostas para a segurança pública
8 de dezembro de 2025
Levantamento mostra o descompasso entre quem a população cobra e quem realmente detém recursos e competência legal para executar políticas públicas essenciais
8 de dezembro de 2025
Coral, Parada Natalina e luzes emocionam público na abertura do Natal 
8 de dezembro de 2025
Tema foi um dos assuntos de encontro com coordenadores dos Procons das cidades afiliadas à entidade