UBERABA: Estado e Prefeitura alinham expansão de leitos e fiscalizam nova sede do Samu Regional

Durante visita ao local que vai abrigar a sede administrativa do órgão, na Rua 13 de Maio, o secretário anunciou a entrega da obra para esta semana
A prefeita Elisa Araújo e o vice-prefeito Mauricinho de Sá recepcionaram nesta segunda-feira, 21, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, que na oportunidade visitou o Instituto Maria Modesto (IMM), o Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) e a sede administrativa do Samu Regional.
Durante a visita ao IMM, foi apresentada proposta ao Estado de mudança de vocação do Instituto para hospital geral. O secretário acolheu a demanda de forma positiva, anunciando aporte financeiro de mais de R$ 1,5 milhão ano, quando da criação dos leitos e ativação do serviço, bem como da conclusão do trâmite burocrático junto ao Estado.
"Vemos com entusiasmo as melhorias que estão sendo planejadas para a Saúde em Uberaba. A ideia de ampliar o hospital para atender a novas necessidades, especialmente no tratamento de cuidados prolongados, é uma iniciativa essencial. Esses pacientes que precisam de reabilitação, como os que sofreram AVC ou traumas, merecem um suporte adequado para se recuperar e voltar à vida normal. Isso não só vai melhorar o atendimento, mas também contribuir com recursos significativos ao longo do ano, ajudando na sustentabilidade do hospital", disse o secretário de Estado.
"Nós solicitamos que o Instituto, além do serviço psiquiátrico e das internações, também receba as unidades de longa permanência para reabilitação de pacientes. Assim conseguimos desocupar leitos de alta complexidade, possibilitando a entrada de novos pacientes que necessitam desses leitos”, explicou o diretor administrativo, Frederico Ramos, destacando que os atendimentos de saúde mental terão continuidade no Maria Modesto.
Já a prefeita Elisa Araújo destacou a importância desta ação para Uberaba e região.
“Como prefeita e presidente da Amvale, pautei a questão da nossa estrutura e dos leitos. Foi uma agenda importante e já tivemos resultado com o anúncio de ampliação de leitos e de recursos para o município para desafogar os hospitais que atendem toda a região e, com isso, quem mais sai ganhando é a população. Vamos continuar trabalhando pela nossa gente, buscando investimentos para a Saúde do Triângulo Mineiro", assegurou a chefe do Executivo.
Durante visita ao local que vai abrigar a sede administrativa do Samu Regional, o secretário anunciou a entrega da obra para esta semana.
“Nós estamos aí, na reta final da implementação. E a expectativa que nós temos é de que a gente tenha, nesse semestre, o Samu Regional funcionando”, afirmou Fábio Baccheretti.
Após encontro com representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Triângulo Sul (Cistrisul/Samu), prefeitos da Microrregião de Frutal participaram de uma reunião no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba com o secretário, organizada pelo deputado estadual Arnaldo Silva, sobre descentralização e fortalecimento da assistência em saúde nos municípios para atendimentos da média complexidade, evitando superlotação na Macrorregião.
Na reunião, que teve a prefeita Elisa como anfitriã, estiveram presentes representantes das cidades de Planura, Pirajuba, Fronteira, além do deputado Bim da Ambulância e o assessor do deputado estadual Raul Belém.
Na oportunidade, a prefeita Elisa Araújo entregou oficio ao secretário de Estado, reforçando pedido de incorporação de recurso financeiro ao Teto Financeiro Federal da Média e Alta Complexidade deste município para o Hospital Regional José Alencar (HRJA); ampliação da capacidade e de recurso assistencial do Hospital de Clínicas da UFTM (HC-UFTM) para que seja possível a abertura de novos leitos de pronto-socorro, além de apoio para construção de novas UBSs.
Estiveram presentes nas visitas o presidente do IMM, Marcelo Palmério, a superintendente Ana Vera Palmério, ambos da Sociedade Educacional Uberabense (SEU); o diretor técnico do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), Raelson Batista, e a secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha Costa Alves.
Também participaram da visita o diretor dos Serviços de Saúde da SEU, Iraci Neto; a diretora do Instituto Maria Modesto, Sandra Abadia, e o gerente operacional e de apoio assistencial, José Edilson de Araújo.
Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMU - Fotos: Lílian Veronezi - PMU