UBERABA:Representantes do Ministério da Educação se reúnem na Prefeitura para ação de combate à violência nas escolas

Equipe do MEC permanecerá em Uberaba nas próximas semanas para consolidar uma formação voltada aos profissionais da educação das redes pública e privada
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Ministério da Educação (MEC) deram continuidade, nesta segunda-feira (12), às ações conjuntas de articulação de estratégias de enfrentamento e prevenção à violência nas escolas, após a morte de uma aluna em sala de aula, semana passada, na rede privada de ensino.
Pela manhã, a secretária Juliana Petek, juntamente com equipes dos Departamentos de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, assim como do Centro de Referência em Educação Inclusiva (Crei), recebeu a coordenadora-geral de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas, ligada à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), Thaís Dias Luz Borges Santos, no gabinete da prefeita Elisa Araújo.
Durante o encontro, ficou definido que o MEC permanecerá em Uberaba nas próximas semanas para consolidar uma formação voltada aos profissionais da educação das redes pública e privada. A proposta é desenvolver a capacitação dentro de um contexto que contemple Uberaba como um todo, sem distinção entre os sistemas de ensino, reforçando o entendimento de que a proteção das crianças e adolescentes é responsabilidade coletiva. Após essa etapa, será promovida uma ação conjunta em todas as unidades escolares da cidade, individualmente, como parte de um esforço amplo para fortalecer o ambiente escolar como um espaço seguro e acolhedor.
"A parceria com o MEC é fundamental neste momento para fortalecermos nossas estratégias de enfrentamento e prevenção à violência nas escolas de Uberaba. A participação de tantos órgãos demonstra o nosso compromisso em construir um ambiente escolar seguro e acolhedor para todos. A proteção de nossas crianças e adolescentes é uma responsabilidade coletiva, e estamos unindo esforços com todas as esferas para garantir o bem-estar de nossos alunos", declarou a secretária de Educação, Juliana Petek.
A reunião desta segunda-feira dá sequência ao trabalho iniciado na última sexta-feira, quando Semed e MEC se reuniram online com 25 representantes de 11 instituições, incluindo secretarias municipais, órgãos da Justiça, Polícia Civil, Conselho Tutelar, escolas e representantes do governo estadual. Na ocasião, as instituições discutiram estratégias de atuação em rede para acolhimento, apuração e reconstrução do ambiente escolar após a tragédia.
A atuação do MEC é conduzida pelo Núcleo de Resposta e Reconstrução de Comunidades Escolares em Casos de Violência Extrema (NRRCE), vinculado à Coordenação-Geral de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (CGAVE/SECADI), que atua em articulação com o Programa Escola que Protege, política nacional voltada à prevenção das violências no ambiente escolar.
O Ministério da Educação reconheceu o compromisso de Uberaba com a articulação interinstitucional e destacou a seriedade com que o município vem tratando o episódio, buscando soluções estruturantes e duradouras por meio do diálogo e da construção coletiva. A secretária Juliana Petek reforçou que o objetivo é seguir atuando em rede, com a colaboração de todas as esferas envolvidas, para garantir a segurança e o bem-estar dos estudantes, educadores e comunidades escolares.
Fonte:Secretaria Especial de Comunicação/PMU - Fotos: Lilian Veronezi/PMU