UBERABA:Representantes do Ministério da Educação se reúnem na Prefeitura para ação de combate à violência nas escolas


13 de maio de 2025

Equipe do MEC permanecerá em Uberaba nas próximas semanas para consolidar uma formação voltada aos profissionais da educação das redes pública e privada

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Ministério da Educação (MEC) deram continuidade, nesta segunda-feira (12), às ações conjuntas de articulação de estratégias de enfrentamento e prevenção à violência nas escolas, após a morte de uma aluna em sala de aula, semana passada, na rede privada de ensino. 

Pela manhã, a secretária Juliana Petek, juntamente com equipes dos Departamentos de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, assim como do Centro de Referência em Educação Inclusiva (Crei), recebeu a coordenadora-geral de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas, ligada à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), Thaís Dias Luz Borges Santos, no gabinete da prefeita Elisa Araújo.

Durante o encontro, ficou definido que o MEC permanecerá em Uberaba nas próximas semanas para consolidar uma formação voltada aos profissionais da educação das redes pública e privada. A proposta é desenvolver a capacitação dentro de um contexto que contemple Uberaba como um todo, sem distinção entre os sistemas de ensino, reforçando o entendimento de que a proteção das crianças e adolescentes é responsabilidade coletiva. Após essa etapa, será promovida uma ação conjunta em todas as unidades escolares da cidade, individualmente, como parte de um esforço amplo para fortalecer o ambiente escolar como um espaço seguro e acolhedor.

"A parceria com o MEC é fundamental neste momento para fortalecermos nossas estratégias de enfrentamento e prevenção à violência nas escolas de Uberaba. A participação de tantos órgãos demonstra o nosso compromisso em construir um ambiente escolar seguro e acolhedor para todos. A proteção de nossas crianças e adolescentes é uma responsabilidade coletiva, e estamos unindo esforços com todas as esferas para garantir o bem-estar de nossos alunos", declarou a secretária de Educação, Juliana Petek.

A reunião desta segunda-feira dá sequência ao trabalho iniciado na última sexta-feira, quando Semed e MEC se reuniram online com 25 representantes de 11 instituições, incluindo secretarias municipais, órgãos da Justiça, Polícia Civil, Conselho Tutelar, escolas e representantes do governo estadual. Na ocasião, as instituições discutiram estratégias de atuação em rede para acolhimento, apuração e reconstrução do ambiente escolar após a tragédia. 

A atuação do MEC é conduzida pelo Núcleo de Resposta e Reconstrução de Comunidades Escolares em Casos de Violência Extrema (NRRCE), vinculado à Coordenação-Geral de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (CGAVE/SECADI), que atua em articulação com o Programa Escola que Protege, política nacional voltada à prevenção das violências no ambiente escolar.

O Ministério da Educação reconheceu o compromisso de Uberaba com a articulação interinstitucional e destacou a seriedade com que o município vem tratando o episódio, buscando soluções estruturantes e duradouras por meio do diálogo e da construção coletiva. A secretária Juliana Petek reforçou que o objetivo é seguir atuando em rede, com a colaboração de todas as esferas envolvidas, para garantir a segurança e o bem-estar dos estudantes, educadores e comunidades escolares.

Fonte:Secretaria Especial de Comunicação/PMU - Fotos: Lilian Veronezi/PMU

OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


26 de setembro de 2025
Serviço atende aproximadamente 200 alunos através de cinco linhas de transporte 
26 de setembro de 2025
A área de estudo é fundamental para o sucesso acadêmico e pessoal, e deve ser integrada 
26 de setembro de 2025
Peças foram doadas pela família de Sr. Julião Gabriel
26 de setembro de 2025
Agência do Governo de Minas esteve na cidade pela primeira vez e conheceu de perto o potencial econômico da região 
25 de setembro de 2025
Além do aspecto material, a iniciativa carrega um importante valor simbólico para os alunos da Escola de Música 
25 de setembro de 2025
Documento orienta gestores municipais sobre o  funcionamento dos conselhos para o acesso ao ICMS Esportivo
25 de setembro de 2025
Temas relevantes para o desenvolvimento urbano são o alvo do evento 
25 de setembro de 2025
Iniciativa tem como objetivo estreitar a relação da CNM com os gestores municipais e oferecer capacitação técnica de alto nível. 
24 de setembro de 2025
Entre as principais pautas: revisão de despesas municipais que deveriam ser custeadas pelo Estado, ampliação dos investimentos em Saúde e a conservação das estradas estaduais
23 de setembro de 2025
Cidade foi escolhida por suas condições meteorológicas ideais que favorecem provas de longa distância