UBERABA: Prefeitura orienta gestores sobre liderança e combate ao assédio moral

Durante o encontro, foram apresentados aos gestores
a diferença entre assédio moral e conflito interpessoal
Servidores da Controladoria-Geral do Município de Uberaba (CGM) reuniram-se, quinta-feira (16), com cerca de 40 gerentes de unidades e chefes de departamentos e seções da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para palestra sobre o exercício do poder hierárquico e o combate ao assédio moral no ambiente de trabalho.
De acordo com a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Aline Tristão, a iniciativa buscou orientar os gestores sobre como desempenhar o papel de chefia dentro dos limites legais e emocionais nas relações profissionais, “com foco no aperfeiçoamento do servidor e do serviço público”.
O encontro com chefias integra as ações contínuas da Controladoria-Geral de combate ao assédio moral. Palestraram os membros da Comissão Permanente de Sindicância Investigativa (CPSI) Taciano Zanolini, Raquel Caetano, Amanda Danyane e Pedro Faquinelli.
Durante o encontro, foram apresentados aos gestores a diferença entre assédio moral e conflito interpessoal. Enquanto o assédio é uma conduta repetida e prolongada com o objetivo de desestabilizar emocionalmente a vítima, o conflito é pontual e pode ser solucionado por meio do diálogo e da mediação.
Práticas como críticas constantes, isolamento, sobrecarga ou ociosidade proposital podem configurar assédio moral e devem ser combatidas. “Por outro lado, dividir tarefas, estabelecer metas e prazos e aplicar medidas disciplinares no caso de infração funcional fazem parte do papel do gestor público e não caracterizam assédio”, pontuou o advogado e presidente da CPSI, Taciano Zanolini.
Ainda segundo Zanolini, pelo Estatuto do Servidor, cabe à chefia imediata adotar medidas de controle e monitoramento do desempenho do servidor visando à eficiência do serviço público.
A lei prevê, como instrumentos para isso, a melhoria dos processos internos, a implementação de medidas corretivas e pedagógicas internas e a aplicação de advertência pedagógica
Ao final da atividade, os gestores receberam cartazes informativos com os canais da Ouvidoria do Município para fixação nas unidades de saúde e repartições municipais. O material orienta servidores e cidadãos sobre como registrar elogios, reclamações e denúncias pelo site falabr.cgu.gov.br, pelo telefone 156 ou pelo e-mail ouvidoria.cgm@uberaba.mg.gov.br.
Fonte: Secretaria Especial de Comunicação