UBERABA: Prefeita Elisa cobra limpeza e manutenção de área ocupada pela VLI


2 de julho de 2025

Chefe do Executivo também falou sobre a vedação do viaduto na Avenida Doutor José Maria dos Reis, no bairro Estados Unidos, que fica sob a linha férrea

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, foi enfática quanto à solução dos problemas apresentados nas áreas da Ferrovia Centro-Atlântica (VLI) que tem causado impacto direto no meio urbano. Durante reunião com o gerente-geral, Elias Rezende, e o gerente de Relações Institucionais, Eliezer Pestana, a prefeita levantou pontos que precisam de atenção para que sejam solucionados com mais agilidade. 

O primeiro ponto elencado refere-se à limpeza, já que a área ocupada pela empresa está tomada por excesso de vegetação seca e tem causado transtorno para a comunidade que mora no entorno. Ao todo, a empresa detém 14 quilômetros de área no meio urbano que se transformou em ponto irregular de descarte de lixo pela comunidade, em razão da falta de manutenção. A prefeita reforçou, ainda, que o excesso de vegetação seca pode aumentar o risco de focos de incêndio, especialmente em períodos de estiagem.

Além de cobrar a limpeza das áreas de faixa de domínio da VLI no meio urbano, a prefeita falou sobre a vedação do viaduto na Avenida Doutor José Maria dos Reis, no bairro Estados Unidos, que fica sob a linha férrea. Elisa solicitou que a empresa execute a operação garantindo a segurança para os transeuntes. 

Outro ponto debatido durante a reunião foi a instalação da cancela eletrônica na área da VLI. Atualmente, a Prefeitura desembolsa cerca de R$300 mil por ano para a manutenção de sete servidores municipais que fazem a liberação manual da cancela. Em última tratativa, ocorrida há pouco mais de um ano, a VLI pediu o prazo de três anos para a instalação de cancela eletrônica. 

"Fui enfática sobre os desgastes causados pela ferrovia administrada pela VLI no nosso meio urbano. De forma muito pragmática coloquei para eles a necessidade da limpeza e da parceria da VLI com o nosso município. Afinal de contas, o município, em seu território, é explorado e precisa dessa contrapartida da empresa", reforçou Elisa.

O gerente-geral disse que o canal de comunicação está aberto, reforçou a importância do trabalho em parceria com o município e se comprometeu em retornar com as respostas das demandas apresentadas em um prazo de 15 dias.

Participaram da reunião, a chefe adjunta de Gabinete, Leila Braga; o secretário de Serviços Urbanos e Obras, Pedro Arduini e o secretário do Conselho Municipal de Segurança, Weber Januário. 

Secretaria Especial de Comunicação/PMU

OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


30 de setembro de 2025
Na foto, o vice-prefeito Clebinho e assessor do Senador Rodrigo Pacheco, o sacramentano Ronaldo Bizinotto 
30 de setembro de 2025
A tecnologia será atualizada e a cobertura expandida para outras localidades, com a instalação de novos equipamentos e totens 
30 de setembro de 2025
Prefeito de Pratápolis visita a cidade para conhecer o sistema das ETEs 
30 de setembro de 2025
Edital prevê que Municípios que não possuem o Plano possam  se inscrever, desde que possuam lei de uso e ocupação do solo
30 de setembro de 2025
Os atendimentos estão ocorrendo até às 20h e os pacientes de ultrassonografia já saem com laudo em mãos 
29 de setembro de 2025
Modalidade é voltada a localidades com até 50 mil habitantes
29 de setembro de 2025
Tecnologia do Siloc permite encontrar endereço exato do celular usado para acionar os polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros 
29 de setembro de 2025
Foram realizadas abordagens e conversas com moradores 
29 de setembro de 2025
48 empresas e 60 instituições parceiras ofertaram as oportunidades de trabalho em diversos setores 
26 de setembro de 2025
Serviço atende aproximadamente 200 alunos através de cinco linhas de transporte