UBERABA participa de etapa decisiva do Pacto Mineiro pela Alfabetização em Belo Horizonte

Promovido pela SEE/MG, o ciclo formativo terá início em fevereiro
Uberaba reafirma seu papel como polo estratégico na qualificação do ensino ao enviar duas equipes de profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed) a Belo Horizonte para uma etapa decisiva do Pacto Mineiro pela Alfabetização. Os participantes passarão por uma preparação que os habilitará a conduzir, ao longo de 2026, a formação continuada de mais de 500 professores dos anos iniciais da rede municipal.
As equipes foram selecionadas para atuar como formadoras no eixo Formação de Profissionais da Educação, que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O objetivo é fortalecer a alfabetização e recompor aprendizagens no Ensino Fundamental, alinhando práticas pedagógicas aos referenciais científicos do programa.
A primeira equipe, responsável pela formação dos professores do 3º ao 5º ano, está em Belo Horizonte entre os dias 17 e 19 de novembro. Participam: Manuela Cristina Lázaro, Márcia Raquel de Souza, Mara Gennari, Valéria Murakami, Ana Cristina de Almeida Silva, Carina Beatriz Nascimento, Larisse Aparecida de Almeida, Kleber Gonçalves e Maria Carliana Gomes.
O segundo grupo, formado por Ana Raquel Silva, Priscilla de Morais, Juliana Montandon, Caio César da Costa, Cíntia Resende Correa, Cinayana Silva Correa e Wilson de Sousa Benjamin, participa do encontro nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro, com foco no 1º e 2º ano.
O ciclo formativo, promovido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), terá início em fevereiro.
Para Priscilla Morais, Referência Técnica da Educação Infantil da Semed, a imersão é fundamental. “Essa formação fortalece as práticas pedagógicas e dissemina referenciais científicos que promovem uma alfabetização eficaz e de qualidade. Com esse preparo, as equipes estarão aptas a conduzir a formação de mais de 500 professores, elevando o padrão do ensino e garantindo uma base sólida para o desenvolvimento das crianças”, destacou Priscilla.
Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMU
OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES










