UBERABA instala Comitê de Efeitos Climáticos durante evento com especialistas

Órgão é composto por representantes com caráter estratégico e intersetorial
A Prefeitura de Uberaba oficializou, quinta-feira (28), a posse dos membros do Comitê de Efeitos Climáticos, em evento no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (Ceta). A solenidade reuniu autoridades, especialistas e representantes de diversos órgãos municipais, reforçando o compromisso da gestão em enfrentar os impactos das mudanças climáticas com planejamento e integração.
A prefeita Elisa Araújo destacou a importância da iniciativa para a proteção da população. “O comitê vem para tornar ainda mais organizado aquilo que já vem sendo feito no município, no sentido de prevenirmos os efeitos climáticos, sejam ações contra queimadas ou as cheias que avassalam a nossa cidade e impactam diretamente a nossa comunidade. De maneira organizada, planejada e consistente, com um plano de ação para prevenção, o nosso município vai enfrentar esses efeitos climáticos com muito mais eficiência e resultado para quem mais interessa, que é a nossa população”, afirmou.
O vice-prefeito Mauricinho de Sá, designado presidente do Comitê, ressaltou a importância da integração entre as áreas envolvidas. “Os próximos passos serão criarmos uma agenda de reuniões até o final do ano, seguirmos com os planos que já estão acontecendo, como uso de georreferenciamento e a fiscalização. Além disso, vamos criar protocolos de ação para termos o comitê efetivamente de mãos dadas com sociedade civil e órgãos de segurança. Ou seja, já existe uma série de ações, inclusive de fiscalização. Um trabalho de integração com a Defesa Civil, Bombeiros e Prefeitura, através de algumas secretarias, que já vem acontecendo, bem como a juntada de todas as informações para tomada de decisões de forma mais rápida e efetiva”, afirmou.
O evento contou com palestras de especialistas, entre eles a climatologista Alcione Wagner, o comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel BM Josias Soares de Freitas, o coronel BM da reserva, Anderson Passos, e o promotor de Justiça Carlos Valera, que abordaram temas como cenários climáticos, combate a incêndios, planos de contingenciamento e aspectos legais relacionados ao \tema.
De acordo com o Decreto nº 1.059/2025, o Comitê de Efeitos Climáticos é composto por representantes com caráter estratégico e intersetorial, que terão mandato de dois anos prorrogáveis, sem remuneração, com atribuições de articular ações de manejo e proteção dos recursos hídricos; integrar planejamentos municipais para segurança hídrica; promover campanhas educativas e de conscientização; incentivar o uso racional da água, e planejar estratégias de prevenção e resposta a crises como estiagens, enchentes e incêndios.
O Comitê de Efeitos Climáticos, destinado a coordenar políticas públicas ambientais e de segurança hídrica, assegurando mais eficiência e preparo diante dos efeitos do clima, é composto pelos seguintes membros:
• Chefia de Gabinete da Prefeita
Titular: Leila Braga – diretora de Articulação de Monitoramento
Suplente: Ana Thereza Rangel – assessora Especial de Gabinete
• Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec)
Titular: Eliel Miranda – coordenador da Defesa Civil
Suplente: Ana Luísa Bilharinho da Silva – agente de Defesa Civil
• Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau)
Titular: Sérgio de Souza – analista de Saneamento
Suplente: Sylvio Alejandro Prata Juica – supervisor de Manutenção e Fiscalização de Drenagem
• Secretaria de Meio Ambiente – Semam
Titular: Edno César da Silveira – secretário
Suplente: Victória Caroline Silva das Virtudes – chefe de Departamento de Controle Ambiental
• Secretaria do Agronegócio (Sagri)
Titular: Rafael Guaritá Borges Bento – secretário adjunto
Suplente: José Geraldo Borges Celani – assistente Administrativo II
• Secretaria de Serviços Urbanos e Obras – Sesurb
Titular: Túlio Bento Vieira – secretário adjunto
Suplente: Thaisa Meneghello Esselin – superintendente de Serviços Urbanos
• Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
Titular: Willian Raimundo Costa – chefe de Seção de Vigilância Ambiental em Saúde
Suplente: Virginia Oliveira Coelho – bióloga especialista em Saúde
• Secretaria de Educação (Semed)
Titular: Djalma Gonçalves Pereira – diretor da Diretoria de Ensino
Suplente: Alexandre Lennon Dias e Silva – diretor da Diretoria de Logística
• Secretaria de Defesa Social (SDS)
Titular: Weber Januário – secretário executivo do Comseg
Suplente: Arnaldo Polati Bisinoto – chefe de Departamento de Posturas
Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMU - Fotos: André Santos/PMU