UBERABA: Estado apresenta novos programas habitacionais e destaca que o município está qualificado para participar de editais

Sedese vai mapear a realidade dos municípios para garantir
que os recursos sejam aplicados de forma estratégica e eficiente
A Prefeitura de Uberaba recebeu nesta quinta-feira (19), representantes do Governo de Minas para a apresentação dos novos programas estaduais voltados ao enfrentamento do déficit habitacional. O subsecretário de Política de Habitação, Hugo Daysel Mendes, e o gestor do Núcleo de Apoio Técnico aos Municípios, Paulo Roberto Paixão Bretas, detalharam as iniciativas durante reunião com autoridades e representantes da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra).
Atualmente, dois programas em fase piloto integram o Plano Estadual de Habitação. Entre as iniciativas está o Moradas Gerais, voltado a reformas habitacionais de até R$45 mil para enfrentar o déficit qualitativo, como problemas de insalubridade, infiltrações, falta de acessibilidade e inadequações estruturais. Outro destaque é o Auxílio Porta de Entrada (APE), que prevê apoio de até R$25 mil para que famílias consigam arcar com o valor de entrada na aquisição da casa própria.
Durante o encontro, Hugo Daysel ressaltou que o objetivo do Estado é mapear a realidade dos municípios para garantir que os recursos sejam aplicados de forma estratégica e eficiente. Ele destacou que Uberaba já demonstra organização técnica e institucional para participar dos próximos editais que serão lançados.
“Percebemos que a Cohagra é uma referência, vemos pessoas exímias à frente, que têm um compromisso com o trabalho muito sério e hoje, sem dúvida, é referência não só no estado de Minas Gerais, mas tem sido referência nacional. Com relação a Uberaba, nossa expectativa é uma das melhores. Em Minas Gerais, estamos fazendo a nossa política habitacional através do Plano Estadual de Habitação, que a Cohagra é uma das parceiras. Estamos fazendo treinamentos aqui na região e temos muito a agradecer à Cohagra", ressaltou.
Para a prefeita Elisa Araújo, a reunião foi produtiva e confirmou o alinhamento do município com as diretrizes estaduais. “Saímos dessa reunião com a missão de elaborar o diagnóstico habitacional regional para apresentarmos nos próximos editais do programa Moradas Gerais, que devem ser abertos nos próximos meses. A expectativa é acessar recursos que o Governo do Estado vai destinar não apenas para Uberaba, mas para toda a região”, afirmou.
O diretor interino de Empreendimentos e Expansão da Cohagra, Paulo Sartorato, reforçou que o município está tecnicamente apto para pleitear e gerir os recursos assim que os editais forem publicados. Segundo ele, a recente revisão do Plano Local de Habitação de Interesse Social consolidou dados qualitativos e quantitativos fundamentais para o planejamento. “Com diagnóstico atualizado e planejamento estruturado, Uberaba está pronta para participar dos programas estaduais e fazer a gestão responsável dos recursos destinados à habitação de interesse social”, destacou.
Também participaram do encontro os vereadores Samuel Pereira, Luciene Fachinelli, Ripposati Filho, Almir Silva e Anderson Dois Irmãos; a secretária adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Anna Maia; o chefe de Gabinete, Caio Presotto; além da Diretoria da Cohagra.
Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMU
Fotos: Lílian Veronezi/PMU













