FRUTAL: Comitê faz reunião de alinhamento e capacita setores responsáveis pela prevenção à dengue

Município conta, atualmente, 41 casos suspeitos de dengue,
quatro casos positivos e um óbito confirmado
Membros do Comitê Municipal de Enfrentamento às Arboviroses realizaram, este mês, uma reunião estratégica na sede da Acif (Associação Comercial e Industrial de Frutal) para alinhar o Plano de Contingência Municipal.
O encontro teve como foco a integração urgente entre todos os setores responsáveis pela prevenção, monitoramento e atendimento à população, diante do cenário epidemiológico atual que o município enfrenta. Atualmente, são 41 casos suspeitos de dengue, quatro casos positivos e um óbito confirmado.
Na ocasião, foi realizada pelo médico veterinário Dr. Paulo Cesar Rêgo, a formação de todos os eixos estruturantes. "O objetivo foi orientar a construção do Plano Municipal de Contingência e Enfrentamento às Arboviroses de acordo com a Resolução nº 10.440 da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais", informou.
A reunião mobilizou uma frente ampla de atuação, contando com a presença de representantes do Hospital Municipal Frei Gabriel e do Hospital São José, garantindo que a rede assistencial esteja preparada para a demanda.
“Também participaram representantes da Vigilância Epidemiológica e da Vigilância em Saúde do Trabalhador, fundamentais para o mapeamento dos casos e a segurança nas ações de campo”, destacou a Diretora da Vigilância em Saúde, Cláudia Macedo.
Além das Unidades de Saúde, Núcleo de Endemias e fiscalização, estiveram presentes ainda a Defesa Civil, representantes da ACIF e secretarias estratégicas como Meio Ambiente, Educação, Obras e Produtor Rural.
Durante o encontro, foi debatida a responsabilidade de cada setor dentro dos eixos do Plano de Contingência. O objetivo principal é promover a integração de esforços. “Enquanto a Saúde atua na vigilância e assistência, pastas como Obras e Meio Ambiente são essenciais na eliminação de criadouros e limpeza urbana, e a Educação na mobilização da comunidade” disse.
O próximo passo será a unificação imediata de todas as propostas apresentadas pelos setores. Essas ações serão consolidadas no documento oficial do Plano de Contingência, garantindo uma resposta rápida e organizada do município a favor da população.
Fonte: Prefeitura de Frutal







