UBERABA: Concorrência para revitalização da Rua Artur Machado registra economia de quase 20%

Processo integra o programa “Desenvolve Uberaba”
e marca uma nova fase para o centro da cidade
A Prefeitura de Uberaba realizou, nesta sexta-feira (13), a disputa da Concorrência nº 001/2026, que prevê a contratação de empresa especializada para execução das obras de revitalização da Rua Artur Machado, conhecida historicamente como “Rua do Comércio”, além da implantação de vagas verdes na Avenida Dr. Fidélis Reis, na área central do município. A empresa classificada em primeiro lugar foi a Terrasa Engenharia Ltda. e o processo segue agora para análise da proposta e documentos de habilitação.
O certame foi conduzido pela Superintendência de Planejamento e Compras Governamentais, vinculada à Secretaria de Administração (SAD), em atendimento à Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb). O valor estimado para a contratação era de R$4.696.735,72.
Quatro empresas participaram da disputa, além da Terrasa Engenharia Ltda., sendo a Construtora Planner Engenharia; Matriz Engenharia e Construções Ltda. e a Quatro Construções MCGF Ltda. Ao final da sessão, a empresa Terrasa Engenharia Ltda., com sede em Belo Horizonte, apresentou a melhor proposta, no valor de R$3.758.800,00, representando um desconto de 19,97% em relação ao valor máximo admitido no edital.
O processo segue agora para análise da proposta classificada em primeiro lugar, a fim de verificar sua conformidade com o objeto licitado e a compatibilidade dos preços ofertados, além da avaliação da documentação de habilitação, conforme previsto no edital. Caso a empresa seja declarada vencedora e não haja interposição de recursos, o objeto será adjudicado, ou seja, o serviço será entregue para a empresa, e o processo deverá ser homologado.
A revitalização integra o programa “Desenvolve Uberaba” e marca uma nova fase para o centro da cidade. Segundo a coordenadora da Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP), Érika Cunha, o projeto de revitalização da Rua Artur Machado prevê ações para favorecer a acessibilidade de forma universal. Serão implantadas áreas de convivência, com mobiliário urbano e paisagismo, piso intertravado, alargamento das calçadas, nova sinalização e microdrenagem.
Na Avenida Fidélis Reis serão criadas vagas verdes e haverá a revitalização da ciclofaixa. “A previsão é que as obras tenham início em março de 2026, contribuindo para a requalificação do Centro e o fortalecimento da atividade comercial na região. A data foi escolhida para que no Natal o comércio tenha um novo espaço de convivência para a população", destacou a coordenadora.
Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMU - Imagens: Arquivo









