UBERABA: Codau encerra Plano de Contingenciamento após 153 dias

Plano foi elaborado para o enfrentamento da seca de 2025, aprovado pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG)
A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) encerrou nesta quinta-feira (22) o Plano de Contingenciamento de Abastecimento de Água, que ficou 153 dias em vigor. De acordo com as diretrizes, a finalização ocorre após 10 dias consecutivos de reservatórios abertos, meta alcançada nesta quinta (22). Em 2024, o Plano de Contingenciamento vigorou por 72 dias, encerrando no dia 30 de outubro de 2024.
O plano foi elaborado para o enfrentamento da seca de 2025, aprovado pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG), com a definição da metodologia da contingência de acordo com o consumo e o nível de reservação, além de ações de conscientização e de comunicação por meio de boletins diários do abastecimento. O plano foi iniciado no dia 23 de agosto, primeiro dia de fechamento dos reservatórios.
“Com o período seco prolongado no ano passado e as precipitações mais escassas no início do período chuvoso, foi necessário permanecer com o plano por mais tempo. Além disso, as altas temperaturas registradas em 2025 levaram ao aumento do consumo, especialmente a partir de setembro. Tudo isso impactou o nosso sistema de abastecimento”, disse o presidente da Codau, Rui Ramos.
O presidente alerta que, mesmo com o encerramento do Plano de Contingenciamento, a população deve continuar com as medidas de economia para contribuir com a estabilidade dos reservatórios. “O ideal é que o nível de reservação fique acima de 70%, o que ainda não alcançamos após o período prolongado de seca. Por isso, sempre é importante evitar o alto consumo”, completou.
Menos chuva - 2025 foi um ano de seca prolongada. O início do período chuvoso registrou uma queda de 35,9% na precipitação em relação ao ano anterior. Nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2025 choveu 384,8 mm, enquanto que em 2024 as chuvas alcançaram 600,8 mm neste mesmo período.
Além disso, o ano de 2025 foi o terceiro mais quente já registrado no planeta, segundo dados divulgados pelo observatório climático da União Europeia, o Copernicus Climate Change Service. O levantamento mostra que a temperatura dos últimos três anos (2023, 2024 e 2025) ultrapassou 1,5° C acima da média histórica. O clima quente colaborou para o aumento do consumo. No último quadrimestre de 2025, o consumo em Uberaba ficou superior a 2 milhões de m³ todos os meses, sendo que em setembro atingiu quase 2,5 milhões de m³, um incremento de 25,7% em relação ao mês anterior.
Para 2026, a previsão é de períodos de calor intenso fora de época, de acordo com os meteorologistas do Climatempo, com temperaturas acima da média histórica. Em vez de precipitações bem distribuídas, a expectativa é de intervalos secos alternados com pancadas fortes, o que dificulta a recuperação consistente dos reservatórios de água. Por isso, é importante o uso consciente da água e ter uma caixa d’água compatível com a quantidade de moradores da casa.
Neste ano, já estão em construção mais dois poços profundos para contribuir com o sistema de abastecimento no período mais crítico. Os novos poços, junto aos Centros de Reservação 15 e 16, irão contribuir com, aproximadamente, mais 120 litros por segundo no abastecimento.
Assessoria de Comunicação Codau - Foto: Arquivo










