UBERABA: Carretas do Saúde SIM atendem pacientes com ultrassom e eletrocardiograma

Os atendimentos estão ocorrendo até às 20h
e os pacientes de ultrassonografia já saem com laudo em mãos
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta segunda-feira, 29, os atendimentos dos pacientes que estão na fila eletrônica para exames de eletrocardiograma e ultrassonografia, nas carretas do Programa Saúde SIM. Os veículos estão estacionados nas Unidades Regionais de Saúde (URS) São Cristóvão e Boa Vista. A previsão é de que mais de oito mil pessoas sejam atendidas.
A ação é promovida pela Prefeitura de Uberaba, por meio de adesão ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba (Cisalp).
De acordo com a secretária adjunta da SMS, Eunice Cristina Peres Simões, os atendimentos estão ocorrendo até às 20h e os pacientes de ultrassonografia já saem com laudo em mãos.
"Os atendimentos vão ocorrer inclusive nos finais de semana, deixando o acesso mais próximo e facilitado para a população. Quem faz a ultrassonografia, além de já sair com o resultado do exame, já passa por avaliação médica. Tudo dentro da unidade itinerante do Saúde SIM e no mesmo agendamento", explicou a secretária adjunta.
Ela ainda destacou que os pacientes devem levar documento de identificação para o atendimento. “É importante que a pessoa esteja com um documento com foto, cartão do SUS e o número chave de confirmação repassado no momento do agendamento”, lembrou.
As ligações de agendamento ocorrem exclusivamente pelo número (34) 3331-2700, que não recebe chamadas. Caso o paciente não possa comparecer na data marcada é fundamental avisar com antecedência pelos telefones (34) 3331-2757 ou 0800 942 3160. Desta forma, outra pessoa pode ser atendida e evita-se o desperdício de vagas.
O contato também é feito via WhatsApp, pelo número (34) 3331-2781, ferramenta que traz mais agilidade e praticidade, já que a mensagem com todas as informações sobre o agendamento – data, horário e local do atendimento – ficam registradas no celular do paciente.
As mensagens enviadas pela equipe da Fila Eletrônica incluem o tipo de exame, data, horário, endereço e orientações de preparo, com opção de confirmar ou reagendar o atendimento.
Por segurança, não são solicitadas informações pessoais, documentos ou áudios, e não é permitido alterar data, horário ou local pelo aplicativo.
Vale lembrar que pacientes que confirmam o agendamento e não comparecem são automaticamente retirados da fila eletrônica e precisam reiniciar o processo — passando por nova avaliação médica na Unidade Básica de Saúde (UBS) para reinserção na fila.
Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMU - Fotos: Lílian Veronezi/PMU