UBERABA: 2º Fórum de Cultura, Gastronomia e Turismo valoriza identidade e desenvolvimento econômico


3 de setembro de 2024

Até o evento, foram feitas cinco reuniões para criar um plano estratégico para a marca da cidade

Nesta segunda-feira (2), o município de Uberaba sediou o 2° Fórum de Cultura, Gastronomia e Turismo com a finalidade de potencializar iniciativas que impulsionam o turismo, a valorização da identidade regional e o desenvolvimento econômico local sustentável. A iniciativa foi promovida por meio de convênio firmado entre Sebrae Minas e a Prefeitura Municipal de Uberaba, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), a Fundação Cultural de Uberaba e da Sala Mineira do Empreendedor. 

Com o título "Terra de Gigantes", o Geoparque Uberaba traz referência às três principais identidades históricas e culturais do Município, sendo o patrimônio geológico, tendo Peirópolis como o local que congrega os elementos tangíveis e intangíveis presentes em um geoparque, o potencial agropecuário, como a Terra do Zebu e a cidade onde viveu o médium Chico Xavier. "O objetivo do Fórum foi discutir o potencial econômico do turismo no território Geoparque. Unimos forças e com o apoio do Sebrae reunimos o trade turístico, os principais protagonistas de todo investimento que estamos fazendo. O turismo no nosso território cresce de forma expressiva, é preciso debater, reavaliar nossa forma de atuação", avaliou o titular da Sedec, Rui Gomes Nogueira Ramos.

Para a presidente da Associação Geoparque Uberaba, Paula Cusinato, um dos maiores desafios do Geoparque é criar o sentimento de pertencimento pela comunidade. "Criar o sentimento de pertencimento vai nos levar a todos os outros, como ao sentimento de preservação. Ao nos educarmos, promovemos o desenvolvimento econômico voltado para esse espaço que preservamos, porque é o que fazemos quando temos orgulho do espaço ao qual pertencemos", afirmou. 

Paula ressaltou ainda que o projeto ‘Uberaba do Futuro’ ajuda a direcionar o trabalho da Associação no sentido de enxergar a identidade local e promover o sentimento de propriedade pelo território Geoparque.

O analista do Sebrae Minas, Marcius Mendes, destacou a importância de ouvir a comunidade para planejar a Uberaba do Futuro. "Estamos pensando na construção de uma Uberaba do futuro. E para que possamos fazer essa construção, precisamos ouvir a comunidade. E para isso, a comunidade precisa ter elementos de como Uberaba está se posicionando para o futuro", destacou. 

Já foram feitas cinco reuniões para escutar a população e criar um plano estratégico para a marca da cidade, uma ação para fortalecer a identidade, as potencialidades e o posicionamento de Uberaba.

O Fórum é uma realização do Sebrae Minas, Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL), Prefeitura e Fundação Cultural de Uberaba, com apoio do Sindicato dos Proprietários de Hotéis, Pensões, Bares e Restaurantes (Sinhores), Associação Geoparque Uberaba, Sicoob Credimed e Sala Mineira do Empreendedor.

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMU


OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


13 de maio de 2025
ABERTURA: 13/05/2025 - FECHAMENTO: 30/05/2025
13 de maio de 2025
ABERTURA: 13/05/2025 - FECHAMENTO: 31/05/2025
13 de maio de 2025
Durante os encontros, a população teve voz ativa para apresentar suas principais demandas
13 de maio de 2025
Equipe do MEC permanecerá em Uberaba nas próximas semanas para consolidar uma formação voltada aos profissionais da educação das redes pública e privada
13 de maio de 2025
Iniciativa da Associação conta com a parceria da Controladoria Geral de Uberaba 
12 de maio de 2025
ABERTURA: 30/05/2025 - FECHAMENTO: 30/05/2025
12 de maio de 2025
ABERTURA: 30/05/2025 - FECHAMENTO: 30/05/2025
12 de maio de 2025
ABERTURA: 09/05/2025 - FECHAMENTO: 26/05/2025
12 de maio de 2025
O asfalto novo não só garante um tráfego mais fluido, mas também segurança para quem circula por uma das principais avenidas da cidade