REFORMA TRIBUTÁRIA: Bate-papo esclarece dúvidas sobre a dedução do ISS na construção civil


10 de fevereiro de 2025

Com a Reforma Tributária, os Municípios precisam ampliar a arrecadação do ISS

A dedução do Imposto sobre Serviços (ISS) na construção civil foi o destaque da edição do Bate-papo promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) na sexta-feira, 7 de fevereiro. A transmissão reuniu especialistas que apresentaram direcionamentos ao público sobre a base de cálculo do ISS é o preço do serviço de construção civil contratado e que não é possível deduzir os materiais empregados.

Durante a transmissão, o analista técnico de Finanças da CNM, Alex Carneiro (foto em destaque), mencionou que o tema foi julgado pela Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no julgamento do AgInt no AREsp 2486358/SP. “Houve uma ação onde se tomou uma decisão. A gente trata da lista de serviços onde traz as mudanças. Então, peço a ajuda dos nossos convidados para abordar pontos que tratam da legalidade e da fiscalização”, disse. 

Na oportunidade, o auditor fiscal de Chapecó (SC), Jonas Capre, deu mais detalhes do tema. “Essa discussão da dedução ou não de materiais da construção civil é anterior à Lei Complementar 116. O STJ começou a caminhar no sentido de que só poderia ocorrer a dedução naqueles materiais produzidos pelo prestador fora do local da obra”, explicou. 

Por sua vez, o auditor fiscal de Luiz Eduardo Magalhães (BA), Nuremberg Batista, informou que o debate sobre o tema levou mais de uma década. “Foram 13 anos dessa discussão se deve ou não permitir o abatimento de materiais na construção civil e isso causou muitos impactos na receita dos Municípios, que previam uma arrecadação com base em determinada alíquota. Todo esse movimento trouxe muitos prejuízos”, ressaltou. 

Com a Reforma Tributária, os Municípios precisam ampliar a arrecadação do ISS. Essa é mais uma das possibilidades trazidas para que os gestores melhorem suas receitas locais.

Assista aqui às orientações completa da edição do Bate-papo Municípios Focos: CNM e a Reforma Tributária

Da Agência CNM de Notícias

OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


29 de abril de 2025
De acordo com a nova legislação, qualquer intervenção na pavimentação deve ser comunicada à administração municipal
29 de abril de 2025
A construção é um importante elo entre os dois estados, facilitando o trânsito de moradores, turistas e o escoamento de produtos 
29 de abril de 2025
Com base nos números divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o mês fecha positivo (+7,52%)
29 de abril de 2025
Ação beneficiou mais de 100 artesãos mineiros com a Carteira Nacional do Artesanato, documento que garante reconhecimento formal da atividade 
29 de abril de 2025
O cadastramento garante o monitoramento e a continuidade do cuidado com a população 
29 de abril de 2025
ABERTURA: 01/05/2025 - FECHAMENTO: 01/05/2025
25 de abril de 2025
Proposta tem como foco a valorização dos espaços públicos e na promoção do bem-estar da população 
25 de abril de 2025
Proposta tem como foco a valorização dos espaços públicos e na promoção do bem-estar da população 
25 de abril de 2025
Venha participar de um encontro acolhedor sobre os direitos das pessoas neurodivergentes