PIRAJUBA: Evento marca o Dia Nacional da Osteoporose com o grupo da Terceira Idade do SCFV

Celebrada todos os anos em 20 de outubro, a data pretende aumentar
a conscientização global sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da osteoporose
Na manhã de quarta-feira (22), o grupo da Terceira Idade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participou de uma palestra especial com o Dr. Marcelo Peres de Matos, médico da ESF Sinoel Pinheiro da Silva, que trouxe orientações importantes sobre a prevenção e os cuidados com a osteoporose.
Foi um momento de aprendizado, cuidado com a saúde e muito diálogo, reforçando nosso compromisso com a qualidade de vida na melhor idade.
Saiba mais
Apesar de afetar mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo, a doença continua gravemente subdiagnosticada e subtratada — especialmente entre aqueles que já sofreram fraturas por fragilidade óssea.
Surpreendentemente, até 80% dos pacientes com fraturas osteoporóticas não recebem diagnóstico ou tratamento de acompanhamento.
Segundo a IOF, 10 milhões de pessoas no Brasil têm a doença. Outro dado é que de cada três pacientes que sofreram fratura no quadril, um tem diagnóstico de osteoporose. E apenas um em cada cinco dos casos diagnosticados recebe algum tipo de tratamento.
Mundialmente, uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens com 50 anos ou mais sofrerão uma fratura por fragilidade óssea. Até 2050, prevê-se que a incidência de fraturas de quadril nos homens aumente 310% e 240% nas mulheres, em comparação com 1990.
Fonte: Prefeitura de Pirajuba
Com informações: Agência Brasil, Dr. Dráuzio Varella, International Osteoporosis Foundation (IOF), Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e Sociedade Brasileira de Reumatologia













