Instituto Mineiro de Agropecuária passa a fiscalizar e inspecionar produtos de origem vegetal


19 de novembro de 2025

Novo decreto determina a atribuição ao órgão mineiro, garantindo mais controle e segurança nas cadeias produtivas de alimentos e bebidas, como a cachaça

Bebidas e alimentos processados a partir de vegetais, entre eles doces, compotas e geleias, serão fiscalizados e inspecionados pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Antes, a atribuição era exclusiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A mudança foi oficializada, na terça-feira (17/11), com a assinatura pelo governador Romeu Zema do decreto que regulamenta a Lei nº 25.424 sobre inspeção e fiscalização de produtos de origem vegetal em Minas Gerais.
A oficialização ocorreu durante a premiação do 2º Concurso de Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras, na Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte(CDL-BH). A cadeia produtiva da cachaça será uma das beneficiadas com o decreto, garantindo maior controle na produção e segurança alimentar. Entre as bebidas, além da cachaça, o IMA poderá inspecionar cerveja, sucos, uísque e vodca, entre outras.
O decreto estabelece, ainda, que o registro dos produtos de origem vegetal continua sendo competência do Mapa. Para a diretora-geral do IMA, Luiza de Castro, o decreto é um passo importante, uma vez que fornece ao serviço de vigilância sanitária condições reais de acompanhar de perto toda a cadeia produtiva.
“Lutamos muito para ter uma lei da inspeção vegetal. Isso é um marco, porque nós sabemos que a competência da defesa agropecuária da inspeção é do Estado. Conhecemos o nosso produto e temos uma grande capacidade de atender o produtor rural”, disse Luiza de Castro.
O IMA contará com uma equipe de mais de 80 agentes fiscais para dedicação exclusiva à inspeção e fiscalização de produtos de origem vegetal. A diretora-geral do IMA afirma que o estado passa a oferecer mais segurança, padronização e previsibilidade para os produtores, ao mesmo tempo em que fortalece a confiança do consumidor e dos mercados cada vez mais exigentes.
“É um avanço que moderniza o setor e cria condições para que os produtos mineiros conquistem novos espaços e oportunidades mundialmente. Representa também uma valorização da produção local”, destacou Luiza de Castro.
Como será a atuação do IMA
Entre as ações desempenhadas pelo IMA, estão a verificação das condições higiênico-sanitárias previstas na legislação, desde o início do processo produtivo e a operacionalização do registro dos produtos junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O instituto será, ainda, responsável pela análise da conformidade da rotulagem e o acompanhamento das condições de armazenamento e comercialização. É prioridade, também, o combate à falsificação e adulteração de bebidas alcoólicas, práticas que trazem riscos à saúde e à segurança.
O diretor técnico do IMA, André Duch, destaca que o decreto confirma o retorno da fiscalização do IMA a alambiques e estabelecimentos ligados à produção da bebida. “Os produtores passam a contar com orientação mais próxima, favorecendo a formalização e a elevação da qualidade da cachaça mineira, que ganha força para competir nos mercados”, afirmou.
Lucas Guimarães, gerente de inspeção de produtos de origem vegetal do IMA, conta que o IMA atuou de 2018 a 2023 neste trabalho, enquanto havia um convênio. “O retorno demonstra o posicionamento do Estado em prol dos mineiros, da segurança alimentar e de um ambiente de negócios justo para quem produz e confia nos produtos e nas instituições mineiras”, disse.

Fonte: Agência Minas - Foto: IMA/Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


19 de novembro de 2025
No dia 24/11 teremos a inauguração da Base Descentralizada do SAMU, com a presença do Secretário Estadual de Saúde, Dr. Fábio Baccheretti.
19 de novembro de 2025
No encontro foram discutidas propostas, prioridades e diretriz para os próximos anos
19 de novembro de 2025
Objetivo facilitar o entendimento, aumentar a transparência,  reduzir custos e promover a participação popular
19 de novembro de 2025
São 20.466 imóveis totalizando R$ 5.982.027,92 a serem lançados 
18 de novembro de 2025
Critério de entrega das moradias seguirão rigorosamente a lista de classificação final do programa 
18 de novembro de 2025
Estado colhe resultados de política estratégica para aviação e amplia malha doméstica na Zona da Mata e no Triângulo Mineiro 
18 de novembro de 2025
Promovido pela SEE/MG, o ciclo formativo terá início em fevereiro
18 de novembro de 2025
O projeto Uberaba em Tom Maior está em busca da personalidade  que vai representar Uberaba entre as sete deusas do Carnaval 2026!
18 de novembro de 2025
Melhoria adotada pela Secretaria de Saúde no CAM 24H, antiga UPA 
17 de novembro de 2025
Ciclo de palestras abordou temas sobre as relações de consumo e a regularização de produtos de origem animal.