Governo de Minas implanta transferência digital de veículos em todo o estado, levando mais facilidade e agilidade para vendedor e comprador


27 de novembro de 2024

Com o novo serviço disponibilizado pela Seplag-MG, mais um avanço na transformação digital em Minas Gerais em 2024, cidadão não precisará reconhecer firma em cartório ou ir até o órgão público para concluir a transferência


Cidadãos de Minas Gerais têm mais facilidade e agilidade na hora de vender e comprar um veículo usado. Com a transferência digital implementada pelo Governo de Minas em todo o estado e anunciada nesta terça-feira (26/11) pelo governador Romeu Zema, o processo será feito pela internet de maneira prática e segura, em qualquer momento do dia, efetivando o negócio de forma instantânea.

A nova funcionalidade, que busca modernizar a transferência de propriedade de veículos, está entre os avanços alcançados em 2024 pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), no objetivo de facilitar a vida dos cidadãos mineiros com iniciativas de transformação digital e simplificação dos serviços de trânsito.

Realizado por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), inicialmente, o serviço foi disponibilizado para testes em Divinópolis, na região Centro-Oeste do estado, e recentemente em Varginha, na região Sul. Com os testes concluídos, a novidade já poderá ser acessada em todos os municípios mineiros.
A princípio, a transferência digital estará disponível para pessoas físicas, sendo necessário que o veículo possua o Certificado de Registro de Veículo Eletrônico (CRV-e) emitido a partir de 2021. Tanto o comprador quanto o vendedor devem acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) com um cadastro no portal gov.br, nos níveis prata ou ouro. A segurança do processo é garantida por meio da autenticação on-line.
O novo serviço dispensa intermediários, elimina o reconhecimento de firma em cartório e a ida à uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) ou Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) para concluir a transferência.
Com a transferência digital, o vendedor formaliza a transação no momento da venda, e as informações são registradas instantaneamente nas bases estaduais. O comprador apenas deverá levar o veículo ao ponto de vistoria para que, após a inspeção, a transferência de propriedade seja finalizada. Todo o processo é monitorado pela equipe da CET-MG.




Fonte: Agência Minas - Foto: Foto: Cristiano Machado / Imprensa MG


 


OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


16 de maio de 2025
As câmaras do Conaci têm como objetivo produzir conteúdos e disseminar conhecimento às unidades de controle interno filiadas ao Conselho
16 de maio de 2025
Neste reinício, o programa já soma 30 famílias contempladas 
16 de maio de 2025
Prefeito Ricardo Garcia destacou a importância da união entre os poderes e a entidade ruralista para garantir benefícios à população 
16 de maio de 2025
Reunião concentra-se em pontos cruciais para a implementação e aprimoramento do sistema da NFSe de padrão nacional 
16 de maio de 2025
Melhorias serão finalizadas até o final de maio, em 17,3 quilomêtros da LMG-724 
16 de maio de 2025
Ação faz parte do programa A Praça é Nossa