UBERABA será polo de produção de biometano para abastecer o Triângulo Mineiro

Contrato prevê investimento estimado em R$1 bilhão e a implantação de aproximadamente 400 quilômetros de gasodutos na região
Uberaba será uma das quatro cidades do Triângulo Mineiro beneficiadas com fornecimento de gás biometano por meio de contrato assinado nesta quinta-feira, 25, entre a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) e a Geomit.
A Geomit, joint venture formada pela Mitsui Gás e Energia do Brasil e pela Geo Bio Gas&Carbon, foi a vencedora de chamada pública feita pela Gasmig para contratação de suprimento de biometano. A empresa apresentou a proposta mais vantajosa para o fornecimento do gás renovável produzido e distribuído no Triângulo Mineiro.
Com vigência de 10 anos, o contrato prevê investimento estimado em R$1 bilhão e a implantação de aproximadamente 400 quilômetros de gasodutos na região. Além de Uberaba, a iniciativa da distribuidora mineira de gás canalizado beneficiará os municípios de Araxá, Indianópolis e Uberlândia. O início do fornecimento do biocombustível está previsto para abril de 2028.
Presente na cerimônia de assinatura, a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, destacou que o município sediará a planta industrial de produção do biometano, em um investimento privado de R$ 200 milhões. O biocombustível será produzido a partir de resíduos da cana-de-açúcar na Usina Vale do Tijuco, em Uberaba, operada pela Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA), por meio de parceria entre a CMAA e a Geomit.
"Hoje é um dia de muito orgulho para nós, mineiros. Há anos, o Triângulo Mineiro sonha com a chegada do gás. Uberaba tem se posicionado firmemente na transição energética. Atraímos grandes empresas de hidrogênio verde, somos um polo estratégico na produção de etanol e damos mais um passo com a chegada do biometano", afirmou Elisa.
Conforme o presidente da Gasmig, Gustavo De Marchi, o contrato assinado nesta quinta-feira é resultado da maior chamada pública de biometano da história da companhia. De acordo com ele, o biometano é uma alternativa para a descarbonização da economia e o fortalecimento da segurança energética.
“Queremos um crescimento sólido, ancorado em indústrias da região, que buscam reduzir sua pegada de carbono com seriedade. Estamos, literalmente, limpando a nossa matriz energética, enquanto fortalecemos o interior do Estado”, afirmou De Marchi.
Para o presidente da Associação da Indústria da Bioenergia e do Açúcar de Minas Gerais (Siamig Bioenergia), Mário Campos, o biometano é uma nova oportunidade de negócio para a cadeia sucroenergética. Conforme relembrou, a história do setor de bioenergia começou com o açúcar, passou pelo etanol, avançou para a exportação de energia elétrica e, agora, "nós temos a felicidade de trazer para o nosso sistema produtivo o biometano".
Participaram da solenidade, na Usina Vale do Tijuco, autoridades do Governo de Minas Gerais, deputados e representantes da Geomit e de entidades ligadas ao setor. Durante o evento, também foi assinado um protocolo de colaboração entre a Gasmig e os municípios beneficiados pela interiorização do gás.
Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMU
Foto: Arquivo CMAA/Robson Rumin







