Etapa estadual da 6ª Conferência Nacional das Cidades vai até 31 de agosto

Essa fase é aberta à participação de gestores municipais e pessoas interessadas
A etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades foi concluída no último dia 30 de junho, com mais de 1.600 conferências realizadas pelas prefeituras em todo o país. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca o empenho das gestões municipais em organizar a etapa no primeiro ano do mandato. Vale lembrar que a Conferência Nacional das Cidades não era realizada há mais de uma década, o que foi um elemento desafiador para as municipalidades retomarem a agenda de realização de debates das políticas urbanas.
Em julho, foi iniciada a etapa estadual, que segue até 31 de agosto. Essa fase é aberta à participação de gestores municipais e pessoas interessadas, mas é importante que cada participante consulte previamente os procedimentos definidos no seu Estado. Mato Grosso e São Paulo já realizaram suas etapas estaduais.
A área de Planejamento Territorial e Habitação da CNM explica que, além da população, os delegados eleitos nas etapas municipais também participam da conferência estadual. Esses delegados representarão as pautas municipais urbanas, defendendo as propostas debatidas e priorizadas localmente para avançarem à etapa nacional.
Para apoiar as prefeituras na condução desse processo, a CNM preparou materiais orientativos das etapas municipais e vem esclarecendo dúvidas sobre cada etapa. Como entidade representativa do segmento municipal na etapa nacional, a Confederação reforça a importância do representantes e delegados municipais eleitos nas etapas estaduais consultarem os materiais disponíveis, manterem contato com a comissão organizadora do Estado e conhecerem as entidades de representação municipal de caráter nacional, são elas que representam o Município no debate nacional.
Confira aqui as datas das etapas estaduais agendadas.
Da Agência CNM de Notícias, com informações do MCID