Lançado curso gratuito sobre os fundamentos do artesanato brasileiro


7 de julho de 2025

Com 20 horas de duração e oferecido em formato autoinstrucional, o curso é 100% on-line

O Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) lançou, por meio da Secretaria Nacional do Artesanato e do Microempreendedor Individual (SAMI), o curso gratuito “Introdução à Base Conceitual do Artesanato Brasileiro”. A formação é uma iniciativa do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), e faz parte das ações do projeto PAB Qualifica, voltado à valorização e profissionalização da atividade artesanal no país.

Com 20 horas de duração e oferecido em formato autoinstrucional, o curso é 100% on-line e voltado a artesãos, gestores públicos, técnicos estaduais e demais interessados em compreender os fundamentos que estruturam a atividade artesanal no Brasil. A trilha de aprendizagem inclui videoaulas, e-books, infográficos, podcasts e quizzes, reunidos em um ambiente virtual de fácil navegação.

O conteúdo busca nivelar o conhecimento em torno da Base Conceitual do Artesanato Brasileiro — documento de referência que orienta políticas públicas, qualificação profissional, inclusão produtiva e reconhecimento cultural do setor artesanal em todo o território nacional. Ao final do curso, os participantes recebem certificado emitido pela UFG.

As inscrições estão abertas até 5 de novembro de 2025 e podem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponível no Portal do Artesanato Brasileiro.

O prazo para conclusão do curso vai até 5 de dezembro. Acesse: Microcurso- Introdução à base conceitual do Artesanato Brasileiro 

Para o secretário nacional do Artesanato e do Microempreendedor Individual, Milton Coelho, a iniciativa fortalece a identidade cultural e produtiva do setor.

“A Base Conceitual do Artesanato Brasileiro é um marco para o setor. Esse curso amplia o alcance desse documento e fortalece a identidade cultural e produtiva dos nossos artesãos. É uma ferramenta de conhecimento e valorização da atividade artesanal como vetor de desenvolvimento.”

Já para a diretora do Programa do Artesanato Brasileiro, Bete Bacellar, a formação representa um avanço na qualificação e valorização dos profissionais da área.

“Essa formação representa um passo importante na qualificação e no reconhecimento do artesanato como patrimônio cultural e atividade econômica. O curso foi pensado para dialogar com todos que atuam no setor, promovendo pertencimento e profissionalização.”

Fonte: GOV.BR

OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


7 de julho de 2025
Foram entregues certificados a 32 jovens da comunidade 
Por Vanessa Amvale 7 de julho de 2025
Essa fase é aberta à participação de gestores municipais e pessoas interessadas
7 de julho de 2025
Além disso, mais de 1 milhão de beneficiados pelo programa pagarão apenas o valor excedente ao limite estabelecido
6 de julho de 2025
ABERTURA: 04/07/2025 - FECHAMENTO: 04/07/2025
4 de julho de 2025
ABERTURA: 13/06/2025 - FECHAMENTO: 13/06/2025
4 de julho de 2025
No próximo dia 12 de julho, acontecerá a bênção da nova imagem de Nossa Senhora Aparecida
4 de julho de 2025
Contrato será de 36 meses, podendo ser prorrogado se houver interesse 
3 de julho de 2025
Com prazo de até 144 meses para pagar, “BDMG Verde” estimula empresários mineiros a incorporarem práticas sustentáveis em processos e produtos