Lançado curso gratuito sobre os fundamentos do artesanato brasileiro


7 de julho de 2025

Com 20 horas de duração e oferecido em formato autoinstrucional, o curso é 100% on-line

O Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) lançou, por meio da Secretaria Nacional do Artesanato e do Microempreendedor Individual (SAMI), o curso gratuito “Introdução à Base Conceitual do Artesanato Brasileiro”. A formação é uma iniciativa do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), e faz parte das ações do projeto PAB Qualifica, voltado à valorização e profissionalização da atividade artesanal no país.

Com 20 horas de duração e oferecido em formato autoinstrucional, o curso é 100% on-line e voltado a artesãos, gestores públicos, técnicos estaduais e demais interessados em compreender os fundamentos que estruturam a atividade artesanal no Brasil. A trilha de aprendizagem inclui videoaulas, e-books, infográficos, podcasts e quizzes, reunidos em um ambiente virtual de fácil navegação.

O conteúdo busca nivelar o conhecimento em torno da Base Conceitual do Artesanato Brasileiro — documento de referência que orienta políticas públicas, qualificação profissional, inclusão produtiva e reconhecimento cultural do setor artesanal em todo o território nacional. Ao final do curso, os participantes recebem certificado emitido pela UFG.

As inscrições estão abertas até 5 de novembro de 2025 e podem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponível no Portal do Artesanato Brasileiro.

O prazo para conclusão do curso vai até 5 de dezembro. Acesse: Microcurso- Introdução à base conceitual do Artesanato Brasileiro 

Para o secretário nacional do Artesanato e do Microempreendedor Individual, Milton Coelho, a iniciativa fortalece a identidade cultural e produtiva do setor.

“A Base Conceitual do Artesanato Brasileiro é um marco para o setor. Esse curso amplia o alcance desse documento e fortalece a identidade cultural e produtiva dos nossos artesãos. É uma ferramenta de conhecimento e valorização da atividade artesanal como vetor de desenvolvimento.”

Já para a diretora do Programa do Artesanato Brasileiro, Bete Bacellar, a formação representa um avanço na qualificação e valorização dos profissionais da área.

“Essa formação representa um passo importante na qualificação e no reconhecimento do artesanato como patrimônio cultural e atividade econômica. O curso foi pensado para dialogar com todos que atuam no setor, promovendo pertencimento e profissionalização.”

Fonte: GOV.BR

OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


25 de agosto de 2025
Ação integra o compromisso do Sistema Único de Assistência Social em criar espaços de diálogo, fortalecimento de vínculos e acesso à informação 
25 de agosto de 2025
TEMA: O NOVO CICLO DA LEI ALDIR BLANC 
25 de agosto de 2025
Equipamento atende mais de 6 mil família numa região  extremamente populosa e em constante crescimento
22 de agosto de 2025
Ampliação dos pontos de monitoramento, implementação de novas  tecnologias e aquisição de câmeras para o sistema de vigilância da PM
22 de agosto de 2025
Foi um momento lúdico, prazeroso e de aprendizado 
Por Lúcio Amvale 22 de agosto de 2025
São estabelecidos os procedimentos relativos ao regime, estrutura e parâmetros de cobrança pelos serviços públicos de manejo de resíduos sólidos urbanos
22 de agosto de 2025
A padronização da NFS-e é um dos pilares da modernização tributária no país 
21 de agosto de 2025
Iniciativa da Amvale em parceria com a Prefeitura e Câmara Municipal de Uberaba
21 de agosto de 2025
Programação comemorativa tem início nesta quinta-feira (21) 
21 de agosto de 2025
Alteração segue decreto publicado esta semana