FRUTAL: De olho no período chuvoso, Prefeitura registra queda drástica no índice de infestação do mosquito da dengue

Novo levantamento aponta percentual de 0,8%
O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti – LIRAa feito pelo Núcleo de Controle de Endemias apontou que em agosto deste ano foi registrado somente 0,8% de infestação do Aedes Aegypti nos 1.346 imóveis visitados, nos quais, somente em 11 havia a presença de focos do mosquito.
Os bairros com mais infestação, segundo o último levantamento, foram Nossa Senhora Aparecida, Flamboyant, Francisco Moron, Centro e Cidade das Águas.
“Um excelente resultado se comparado ao momento crítico que Frutal enfrentou nos primeiros meses de 2025 com alta quantidade de casos suspeitos e positivos de dengue, sem falar, no alto índice de infestação que o município já registrou no passado, chegando a 6,8%”, lembrou o coordenador do Núcleo de Endemias, Jovino Adriano.
Os fatores que contribuíram para esta queda drástica do LIRAa foram a intensificação do fumacê por parte da Prefeitura e da Secretaria de Saúde nos bairros mais críticos, o trabalho exaustivo e diário das visitas domiciliares dos agentes de endemias e a queda da temperatura, já que o Aedes não resiste às baixas temperaturas.
O período de chuva está se aproximando e o novo alerta da Endemias é para que a população não se acomode. Isto porque os ovos do mosquito estão depositados em algum recipiente no quintal só esperando para eclodir novamente.
“Pedimos ao morador para que tire 10 minutos do dia e lave bem os bebedouros de animais, observe os vasos de plantas e elimine os criadouros do mosquito, é preciso tomar cuidado para evitarmos uma nova epidemia de dengue no próximo ano”, destacou Jovino Adriano.
Fonte: Prefeitura de Frutal