Conquista: Receita regulamenta parcelamento previdenciário dos Municípios e consórcios intermunicipais conforme EC 136


14 de outubro de 2025

Medida possibilita parcelamento de débitos previdenciários

com a União, com reduções de 40% nas multas e 80% nos juros de mora

A Receita Federal do Brasil (RFB) publicou a regulamentação do parcelamento excepcional de débitos previdenciários dos Municípios, suas autarquias e fundações, e dos consórcios públicos intermunicipais. Conquista do movimento municipalista com a Emenda Constitucional 136/2025, que resultou de proposta construída pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a medida está detalhada na Instrução Normativa RFB 2283/2025, publicada em 10 de outubro.

As dívidas referente ao parcelamento via Receita são os créditos tributários vencidos até 31 de agosto de 2025, relativos às contribuições previdenciárias a que se refere o art. 11, parágrafo único, alíneas "a" e "c", da Lei 8.212/1991. Ou seja, as patronais, incidentes sobre a remuneração paga ou creditada aos segurados a serviço do município; e as dos trabalhadores, incidentes sobre o seu salário-de-contribuição. Inclui aquelas ajuizadas ou de parcelamento anteriores que não foram quitadas, desde que não tenham sido inscritas em dívida ativa. Neste último caso, o parcelamento é feito junto à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), que já regulamentou também o parcelamento especial da EC 136/2025

Entre as condições do novo parcelamento de débitos previdenciários com a União, estão reduções de 40% nas multas e 80% nos juros de mora. O período vai até 300 parcelas mensais, com juros reduzidos dependendo do percentual de pagamento antecipado da dívida. Por exemplo, quem quitar 20% dos débitos até março de 2027, paga apenas a correção pelo IPCA. Aqueles que conseguirem, no mesmo prazo, quitar 10%, pagam IPCA + 1% ao ano. Já se quitar 5%, o juros somado é de 2% ao ano. Quem não conseguir antecipar nada pagará 4% ao ano de juros.

“Vale destacar que a mudança da correção, que era Selic, para o IPCA, que é o índice oficial de inflação do Brasil, foi um dos principais pontos desta conquista. A Selic, com cerca de 15% ao ano, tornava a dívida impagável”, destaca o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

O pagamento das parcelas poderá ser feito de forma automática por débito em conta (para consórcios) ou mediante retenção no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Adesão e prazo
A adesão ao parcelamento excepcional será feita diretamente pelo 
Portal de Serviços da Receita Federal (e-CAC). O prazo vai até 31 de agosto de 2026.
Orientação CNM

Para Municípios que tenham dívidas tanto com a Receita Federal quanto com a PGFN, a CNM orienta aguardar mais informações para aderir aos parcelamentos especiais. Isso porque, para esses, há uma inconsistência identificada nas regulamentações dos dois órgãos.

Tanto na IN RFB 2283/2025 da Receita quanto na Portaria PGFN/MF 2.212/2025, que tratou da regulamentação dos débitos consolidados naquele órgão, há uma incorreção quanto ao limite de valor da parcela. A EC 136 definiu que para os Municípios ela não poderá superar 1% da Receita Corrente Líquida (RCL). Isso vale para o total do parcelamento de todas as dívidas com o RGPS, seja com a PGFN ou Receita Federal.

As regulamentações, no entanto, consideram o percentual individualmente, o que na soma pode resultar em 2% da RCL, caso o Município faça adesão aos dois parcelamentos. Nesses casos, a Confederação entende que será preciso fazer um cálculo proporcional ao montante da dívida perante cada instituição. Por isso, a Confederação está mobilizada para se reunir com os órgãos e solicitar a correção. 

Da Agência CNM de Notícias 

OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


14 de outubro de 2025
A medida reforça a colaboração entre os Entes federados, que passarão a exercer a administração tributária do Simples Nacional de forma integrada
14 de outubro de 2025
Período de cadastro já está aberto. Confira o regulamento e participe! 
14 de outubro de 2025
Iniciativa é o reconhecimento do trabalho inovador e a responsabilidade fiscal das cidades em um ano desafiador
14 de outubro de 2025
Abordado o elenco complementar da assistência farmacêutica  que está programado para ser executado no início de 2026
14 de outubro de 2025
Mostra ofereceu artigos decorativos, itens para casa, roupas,  bijuterias, produtos de beleza e delícias culinárias
13 de outubro de 2025
Participantes conheceram base de produção tropical no município de Jales-SP 
13 de outubro de 2025
Neste sábado, dia 18 de outubro, a partir das 9h, será inaugurada a Clínica de Vacinação “Gustavo R. Pinheiro Gomes”
13 de outubro de 2025
C om o acréscimo, somam-se 15 segmentos da economia  mineira beneficiados pela simplificação tributária
13 de outubro de 2025
Para a prefeita de Uberaba e presidente da Amvale, Elisa Araújo (foto em destaque)  o encontro é fundamental para cobrar melhorias na infraestrutura de região