Encontro “Municípios Unidos” cobra investimentos e destaca o protagonismo do interior do estado em Patos de Minas


13 de outubro de 2025

Para a prefeita de Uberaba e presidente da Amvale, Elisa Araújo (foto em destaque)

o encontro é fundamental para cobrar melhorias na infraestrutura de região

Evento reuniu lideranças políticas e gestores públicos de 80 municípios para definir prioridades e fortalecer o interior

A cidade de Patos de Minas sediou, sexta-feira (10/10), o Encontro Regional Municípios Unidos – Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste. Com o tema “A força do interior que move Minas e o Brasil”, o encontro reuniu mais de 80 municípios e lideranças políticas para discutir o papel estratégico das regiões no fortalecimento do desenvolvimento econômico e social do estado.

Na avaliação do presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, o encontro reforçou a importância do municipalismo e o protagonismo das cidades do interior.

“Este encontro marca o início do novo bloco que estamos formando. Essas três regiões são celeiros e polos de desenvolvimento. A nossa intenção é estarmos unidos e garantir que os recursos sejam aplicados em nossas regiões para que tenhamos condições de atrair novos investimentos e mantê-los por aqui”, destacou Falcão.

Promovido pelas microrregionais Amapar, Amimg, Amvap, Amnor e Amvale, com o apoio da AMM, o encontro contou com debates sobre temas estratégicos, como infraestrutura, políticas públicas, sustentabilidade e integração regional, com foco em promover soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelos municípios mineiros.

 A prefeita de Uberaba e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), Elisa Gonçalves de Araújo, acredita que o encontro é fundamental para cobrar melhorias na infraestrutura de região. “Temos uma posição logística importante para o escoamento da nossa produção e a infraestrutura de abastecimento dos nossos municípios precisa ser melhorada”, ressaltou.

Carta dos Municípios Unidos

Um dos principais resultados do encontro foi a elaboração de uma carta conjunta dos prefeitos das regiões. O documento reúne as principais demandas, inclusive a recuperação e pavimentação de estradas e rodovias, além da ampliação do acesso à saúde com foco na estruturação de hospitais e fortalecimento da atenção básica.

O presidente da Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (Amnor) e prefeito de Riachinho, Neizon Rezende, destaca a importância do documento. “Infraestrutura e saúde são prioridades em qualquer gestão. A nossa intenção é trabalhar para que nossas regiões continuem avançando”, ressaltou.

A carta será encaminhada aos governos estadual e federal como forma de reforçar o diálogo entre os municípios e os entes estaduais e federais.

Durante o encontro, o presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap) e prefeito de Cachoeira Dourada, Aleandro Francisco da Silva, lembrou a importância da construção de uma ponte ligando Minas Gerais ao estado de Goiás. “Essa ponte seria fundamental para o escoamento da produção e o fortalecimento do turismo local”, pontuou.

Já o prefeito de Patrocínio e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba (Amapar), Gustavo Brasileiro, alertou para a concentração de recursos na União e a escassez de repasses aos municípios.

Fonte: AMM 



OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


18 de janeiro de 2026
ABERTURA: 19/01/2026 - FECHAMENTO: 21/01/2026
18 de janeiro de 2026
ABERTURA: 19/01/2026 - FECHAMENTO: 21/01/2026
18 de janeiro de 2026
ABERTURA: 19/01/2026 - FECHAMENTO: 21/01/2026
18 de janeiro de 2026
ABERTURA: 19/01/2026 - FECHAMENTO: 20/01/2026
16 de janeiro de 2026
Uma entidade técnica e operacional dotada de independência administrativa e financeira
16 de janeiro de 2026
Projeto focado na promoção da qualidade de vida com espaços públicos mais seguros e agradáveis 
16 de janeiro de 2026
Procedimento permite renovação da frota municipal em mais de 60 novos veículos 
16 de janeiro de 2026
Produtores do município continuam contando com assistência técnica especializada 
15 de janeiro de 2026
ABERTURA: 02/02/2026 - FECHAMENTO: 02/02/2026
15 de janeiro de 2026
ABERTURA: 08/01/2026 - FECHAMENTO: 08/01/2026