CONCEIÇÃO DAS ALAGOAS: Desafio climático da região é pauta em reunião da Amvale e Convale


1 de setembro de 2025

O projeto Cemig Agro foi apresentado pelo

vice-presidente da companhia energética, Marcos Montes  

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, participou nesta sexta-feira (29), da reunião itinerante da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale) e do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Convale). Em Conceição das Alagoas, o prefeito anfitrião e presidente do Convale, Celson Pires, deu  boas-vindas aos colegas prefeitos da região que tiveram um ciclo de palestras com temas de interesse aos gestores e à população da região.

“Os problemas climáticos exigem de nós, gestores, uma atuação responsável, integrada e preventiva. Não podemos esperar que a situação se agrave para agir. Os eventos climáticos afetam diretamente a saúde da população, a produção rural e a qualidade de vida em toda a nossa região”, afirmou Elisa, que ocupa a presidência da Amvale e conduziu a reunião ao lado do prefeito de Conceição das Alagoas, Celson Pires.

O ciclo de palestras foi  organizado pela secretária Executiva da Amvale e diretora Geral do Convale, Vanessa Silva Faria,

Os prefeitos acompanharam, na sequência, a apresentação da presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), Lídia Prata, sobre o 1º Fórum Regional de Líderes – Inovar para Crescer, que será realizado nos dias 3 e 4 de setembro, no Centro de Eventos da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

Ao grupo de chefes do Executivo, o tenente-coronel da reserva do Corpo de Bombeiros, Anderson Passos, destacou que os meses de julho, agosto e setembro concentram um alto número de ocorrências de combate a queimadas em toda a região do Vale do Rio Grande. 

O especialista também apresentou o Manual de Combate a Incêndios em Canaviais, elaborado em parceria com Ronaldo Lopes, distribuído gratuitamente no Ministério Público de Uberaba e que traz metodologias para reduzir os prejuízos provocados pelas queimadas no período de seca.

A equipe da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), liderada pelo vice-presidente Marcos Montes, apresentou o projeto Cemig Agro, que tem como objetivo contribuir com a transição energética do setor rural, ampliando a oferta de energia de qualidade, reduzindo interrupções e diminuindo o tempo de atendimento.

Além disso, a promotora de Justiça, Carolina Marques Andrade, falou sobre a inserção dos municípios no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. A reunião também abriu espaço para o diretor de Relações Interinstitucionais do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Eduardo Jardel, que compartilhou ações que podem ser desenvolvidas em parceria com os municípios.

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/Prefeitura de Uberaba

OUTRAS NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES


4 de setembro de 2025
Prefeito Alysson conversou com as crianças sobre cidadania e reforçou que elas são o futuro da comunidade 
4 de setembro de 2025
O artigo detalha os principais impactos da criação do IBS, da CBS e do IS
4 de setembro de 2025
Consórcio vencedor será responsável pela construção de duas novas unidades, além da oferta de serviços voltados ao atendimento de adolescentes 
4 de setembro de 2025
Matéria será promulgada pelo Congresso Nacional no próximo dia 9, às 15h, mesma data em será realizada em Brasília a “Mobilização Municipalista”
4 de setembro de 2025
Secretário de Mobilidade Urbana, Ulisses Lamas (foto em destaque) disse que  o equipamento faz o ajuste automático, garantindo mais fluidez ao tráfego
3 de setembro de 2025
Toda essa doação será destinada às entidades cadastradas na Secretaria Municipal de Assistência Social 
3 de setembro de 2025
Atendimento dedicado garante acolhimento e bem-estar a todos que passam pelo local
3 de setembro de 2025
Fundamental suporte a famílias de pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições atípicas 
3 de setembro de 2025
Tema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Viver Bem”
2 de setembro de 2025
Iniciativa reforça o compromisso da Secretaria de Cultura em valorizar o patrimônio material e imaterial da cidade