UBERABA: Seminário vai discutir oportunidades para a agricultura familiar na região

Promovido pela Prefeitura, evento conta com o apoio
da Amvale, Convale, Sindicato Rural e Emater-MG
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria do Agronegócio (Sagri), promove na próxima terça-feira, 12, o 1º Seminário de Oportunidades para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar na Região do Triângulo Sul. O evento terá como sede o Sindicato Rural de Uberaba (SRU), das 14h às 17h.
O seminário, que conta com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), do SRU, da Associação dos Municípios do Vale do Rio Grande (Amvale) e do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal (Convale, é aberto a todos os agricultores familiares de Uberaba e municípios vizinhos, não sendo necessário inscrição antecipada.
Após a abertura, com o secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, e o presidente do SRU, Vinícius Rodrigues, anfitriões do evento, haverá palestra magna com o chefe de Gabinete do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), Júnior César Batista de Almeida.
De acordo com Agnaldo, o representante do Idene falará sobre o campo de atuação do Instituto para o desenvolvimento da agricultura familiar em Minas. “O nosso pleito é para que o órgão estenda a sua área de atuação também para a região de Uberaba, pois, dentre outras atividades, o Idene contempla os agricultores familiares com insumos, kit irrigação e até equipamentos agrícolas de pequeno porte”, afirmou.
Posteriormente, falarão os representantes de instituições que compram e que organizam a comercialização dos produtos da Agricultura Familiar no Triângulo Sul. Pela Secretaria Municipal de Educação, o palestrante será o diretor de Logística Alexanndre Lennon Dias e Silva, que falará sobre Aquisição de Alimentos para a Merenda Escolar. Na sequência, sobre o mesmo tema, só que no âmbito estadual, palestra a superintendente Regional de Ensino, Vânia Célia Ferreira.
Também abordarão o tema os dirigentes de cooperativas da categoria, como o presidente da Associação dos Produtores Familiares da Região do Boa Vista e Triangulo Sul (Aprobov), Wellington Sene, e o presidente da Associação dos Horticultores do Vale do Rio Grande (Horvagra), Sérgio Nepomuceno.
Por fim, o gerente regional da Emater, Diego Rezende, fala sobre o trabalho de Assistência Técnica à Agricultura Familiar.
O secretário Agnaldo Silva destacou ainda que são aguardados prefeitos e secretários de agricultura da região, convidados pela Amvale, para participarem do evento. “A proposta é fomentar tanto a produção quanto a comercialização de oriundos da agricultura familiar nos municípios do Triângulo Sul”, arrematou Agnaldo, pontuando que em Uberaba, por meio da Sagri, os agricultores familiares contam com o serviço de preparo do solo, assistência técnica, distribuição de insumos (estercos) e até transporte de pequenas produções.
Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/PMU